31 de mai. de 2012

Oficinas de rádio promovida pelo projeto onda no CAJE



O projeto Onda: adolescentes em movimento pelos direitos, criado pelo INESC desde 2009 em parceria com a Kindernothilfe (KNH), desenvolve oficinas com adolescentes do Centro de Atendimento Juvenil Especializado (CAJE). O projeto é desenvolvido em oito escolas, a maioria em regiões de maior exclusão Social da periferia de Brasilia. 
O projeto Onda desenvolve uma metodologia baseada nos princípios da educação popular e da arte-educação, afim de estimular o envolvimento e intensificar a prática da leitura de mundo e ampliar recursos expressivos para uma reflexão da realidade.
O produto proveniente dessas oficinas será a gravação de um programa de rádio baseado no conteúdo abordado pelos próprios adolescentes durante as oficinas. O spot será divulgado em rádios populares com o objetivo de difundir as preocupações apresentadas pelos Jovens.
Para ouvir o produto proveniente das oficinas de rádio acesse os links: 

                                    http://soundcloud.com/knhbrasilseco/track01oficina-de-r-dio





Curso de Extensão: Aliança Pela Vida.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, com apoio da Secretaria de Educação, Secretaria de Defesa Social e Secretaria de Desenvolvimento Social, abre inscrições para o curso: "Aliança pela Vida- Curso de Extensão: Prevenção em Pauta" com carga horária de 80 horas. Que contemplara profissionais da educação, saúde, assistência social, sistema sócio educativo e defesa social de todo o  Estado de Minas Gerais.
O  objetivo do curso é proporcionar conhecimento sobre o fenômeno dependência química aos profissionais atuantes em diversas áreas, com o objetivo de reconhecer e analisar a partir de uma abordagem crítica e reflexiva os conceitos e a epidemiologia situacional  da dependência química.
Acesso para o link do formulário de inscrição: http://www.canalminassaude.com.br/cursos/extensao/prevencao-em-pauta/


30 de mai. de 2012

PRÊMIO BRASIL AMBIENTAL



O prêmio Brasil Ambiental chega a sua oitava edição, as inscrições encontram-se abertas até o dia 6 de julho de 2012. O objetivo do prêmio é reconhecer e fomentar as melhores práticas ambientais desenvolvidas por empresas que atuam no país. A premiação é promovida pela Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (Amcham Rio). A iniciativa é premiar projetos já concluídos ou em fase final de implantação em seis categorias, são elas: responsabilidade socioambiental, preservação e manejo de ecossistemas, inovação ambiental, uso racional de recursos hídricos, inventário de emissões e resíduos sólidos. 
As inscrições pode ser feitas pelo endereço eletrônico: www.premiobrasilambiental.com

UNESCO ABRE EDITAL.


O Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco (MOWBrasil), recebe até o dia 6 de julho de 2012, candidaturas de acervos documentais do país à nominação no Registro Memória do Mundo do Brasil . Com o objetivo de identificar o patrimônio documental brasileiro à certificação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a ciência e a Cultura. Para maiores informações acesse:



MINISTÉRIO DO ESPORTE APOIA A IMPLANTAÇÃO DE NÚCLEOS DE RECREAÇÃO E LAZER

O Ministério do Esporte está com chamamento público em aberto para a seleção de projetos que visam à renovação e a implantação de núcleos de Esporte Recreativo de Lazer, juntamente com as Prefeituras Municipais. O projeto visa suprir a carência de políticas públicas e sociais, levando lazer e recreação as regiões de maior vulnerabilidade social e econômica. A data limite para que as prefeituras envie seus projetos é; 13/07/2012 
Para maiores informações acesse o site: http://www.esporte.gov.br/snelis/esporteLazer/comoParticipar.jsp

24 de mai. de 2012

Projeto Dando Bola



Oficina Nacional de Estudos de Impacto


Dia 17 de maio o Fórum Nacional DCA, juntamente com as Redes Nacionais de Defesa de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes (ANCED, Comitê Nacional; Ecpat Brasil; FNPETI) em parceria com a UNICEF e a Childhood Brasil realizou, na sede do escritório do UNICEF em Brasília, a Oficina Nacional “O Impacto das Grandes Obras na Violação de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Marco Regulatório dos estudos de Impacto Socioambiental”.

O evento teve como objetivo debater os impactos sociais das grandes obras de desenvolvimento e mega eventos, com enfoque na violação de direitos humanos, sobretudo de crianças, adolescentes e suas famílias. Estiveram presentes várias outras entidades e Redes que também estão com este tema em pauta.

Na oficina foi construído um documento para ser entregue no Dia 18 de maio, durante o ato público na Câmara dos Deputados Federais, bem como, ao CONANDA, à Frente Parlamentar, à SDH e à Secretaria Geral da Presidência da República. No referido ato do dia 18 de Maio, o Fórum Nacional DCA foi representado pela ex-Secretária Nacional do FNDCA (gestão 2006/2007), a Sra. Tiana Sento-Sé, a qual agradecemos a disponibilidade e atenção em representar o FNDCA.

O documento que foi entregue consta no anexo e no Portal do Fórum Nacional DCA e traz recomendações ao governo e às agências de financiamento, bem como as agências de licenciamento das grandes obras, para que observem a legislação e as diretrizes internacionais de direitos humanos, para criar estratégias para as populações que sofrem os impactos sociais, reparando estes e evitando futuras violações.

O FNDCA agradece às Redes Nacionais, ao Unicef e demais entidades parceiras que estiveram juntas na construção do documento, bem como somando forças para que possamos juntos fazer incidência política e realmente atingir os objetivos na defesa permanente dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Secretariado Nacional
Fórum Nacional DCA

21 de mai. de 2012

Vara da Infância divulga relatório

A Vara Infracional da Infância e da Juventude da comarca de Belo Horizonte disponibiliza, a partir de hoje, 9 de maio, no Portal TJMG, o relatório estatístico referente ao período de 2009 a 2011 do sistema de Justiça juvenil de Belo Horizonte. O relatório contém o perfil dos adolescentes em conflito com a lei apreendidos e encaminhados ao Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional de Belo Horizonte (CIA/BH) e os principais atos infracionais cometidos por eles.

Os dados foram coletados e organizados em parceria com a Delegacia de Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (Dopcad), a Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase) e a Vara Infracional da Infância e da Juventude, através do Setor de Pesquisa Infracional (Sepi). O documento tem por objetivo o estudo e a elaboração de estratégias para a melhoria do atendimento e do tratamento do adolescente em conflito com a lei e o fornecimento de subsídios para a produção de políticas públicas de prevenção ao ato infracional e atenção ao público infantojuvenil.

Segundo o relatório, houve uma redução de 7,65% na apreensão de adolescentes em Belo Horizonte no ano de 2011. A média de encaminhamentos para o CIA/BH foi de 26 por dia e quase 800 por mês. A idade dos adolescentes está entre 15 e 17 anos, sendo que a maioria deles é do sexo masculino e apresenta defasagem escolar.

No período avaliado, a taxa de reiteração foi de 32,2%, e o maior número de reiterações está relacionado a tráfico de drogas, uso de drogas, furto e roubo. Ao longo desses três anos, o homicídio manteve-se praticamente estável (0,5%), e a tentativa de homicídio teve leve aumento. O tráfico de drogas correspondeu a 24,5% do total de infrações, seguido por uso de drogas (19,1%), furto (11,4%) e roubo (7,9%).


Para acessar a íntegra do Relatório Estatístico 2009-2011, clique aqui.

PROGRAMA DA CAIXA APOIA ARTESANATO BRASILEIRO


BANCO DE PATROCÍNIOS - BP 194 15/05/2012

PROGRAMA DA CAIXA APOIA ARTESANATO BRASILEIRO

O programa tem por foco o desenvolvimento de comunidades artesãs e de sua sustentabilidade, a valorização do artesanato tradicional e da cultura brasileira, contemplando todo o processo produtivo, desde a aquisição de matéria-prima até a comercialização do produto

CAIXA receberá inscrições de projetos de 04 de maio a 15 de junho de 2012.

Os projetos deverão ser apresentados, obrigatoriamente, por proponentes cuja constituição seja de Pessoa Jurídica, sem finalidades lucrativas e que contemplem em seu estatuto a realização de atividades culturais e/ou a finalidade social, instituições de ensino superior, cuja natureza contemple atividades de extensão, ou cooperativas e associações de artesanato.

Este programa não contempla projetos de produção de alimentos, bebidas, vestimentas ou acessórios (bijuterias, bolsas e sapatos).

Entende-se por artesanato tradicional aquele que tem como marca distintiva seu enraizamento em determinada cultura, ou seja, que se trata de uma manifestação da cultura local.

Não foi estabelecido um valor mínimo por projeto. Vai depender da causa e do montante.

A inscrição deverá ser feita única e exclusivamente via Internet, por meio do site http://www.programasculturaiscaixa.com.br/, até 15 de junho de 2012, às 23h59min do horário de Brasília.

Detalhes, acesse:

http://www.movimentossociais.go.gov.br/post/ver/132622/programa-caixa-de-apoio-artesanato-brasileiro


http://www.sgc.goias.gov.br/upload/arquivos/2012-05/artesanato-brasileiro.pdf