26 de out. de 2012

ORIENTAÇÕES PARA TRANSLADO E COMO CHEGAR AO LOCAL ONDE SERÁ REALIZADO O CICLO DE PROJETOS.


Caros Parceiros,

Belo Horizonte conta somente com um aeroporto para embarque e desembarque, que é o Aeroporto internacional de confins, localizado na região metropolitana da capital, que fica mais ou menos uma hora de ônibus do Aeroporto ao centro da cidade.

Há dois tipos de ônibus que faz o translado até o centro da capital, tem o ônibus leito com ar condicionado que vem direto sem paradas como o valor de R$ 19,25 por pessoa,acesse o link com o quadro de horários da linha executiva. O aeroporto também conta com o ônibus convencional sem ar condicionado com o valor de R$ 8,70, que vem fazendo paradas ao longo da linha verde e demais avenidas de acesso a Belo Horizonte, ate chegar a rodoviária, que fica localizada na região central. Seguelink com quadro de Horários da linha convencional.

Outra opção que sugiro aos caros parceiros, que vierem em equipe, que talvez sai muito mais em conta tomar um taxi no aeroporto até o Bairro Don Bosco onde será o ciclo de palestras, esse translado deve sair na faixa de um cem reais ou até um pouco mais, dependendo do transito até lá, porque vindo de ônibus, tanto o executivo ou o convencional, ao chegarem ao centro teriam que tomar um taxi até a casa de retiro.

O endereço da Casa de Retiro São José é: Avenida Itaú 475, Bairro Dom Bosco Belo Horizonte Minas Gerais. Um ponto de referência, atrás da PUC do Coração Eucarístico.

O Check in está programado para à tarde do dia 30/10/2012 a partir das 16h30min na Casa de Retiro São José, para mais informações, a respeito do seminário, bem como alimentação, acesse o link

A hospedagem será na própria casa de retiro durante todos os dias do Seminário. E cabe frisar que, hospedagem e alimentação são por contas da Knh Brasil, ficando a cargo dos participantes arcarem com despesas de passagem e translado. Para demais duvidas ou esclarecimento entre em contato com:

Hudson Freitas
Estagiário de Assessoria de Comunicação

knhbrasil@gmail.com


31 8497 0373

24 de out. de 2012

PROGRAMAÇÃO OFICINA CICLO DE PROJETOS.


Prezados Parceiros,

Mais uma vez por hoje saudamos a todos!

Repassamos a todos a programação prevista para os dias 30 e 31 de Outubro e 01 de Novembro de 2012.

Dia 30/10/2012
16h30min Chegada – Recepção e credenciamento
17h30min Abertura e Boas Vindas
17h45min Contextualização do processo de Planejamento – KNH no Brasil – 2013 – 2017 e novos cenários
19h30min Encerramento do Dia
20h00min Confraternização

Dia 31/10/2012

07h00min Café da Manhã
08h30min Início dos trabalhos da oficina de Capacitação
- O Atual contexto dos projetos Sociais
- A Importância do Planejamento
- A Visão Estratégica do Gestor de projetos
Obs: Intervalo as 10h15min para o cafezinho

13h00min Intervalo para o almoço

14h30min Continuidade dos trabalhos da Oficina de Capacitação
- Ferramenta de planejamento participativo
- Marco Lógico
- Exercício de Aprendizagem (Trabalhos e Grupos)
Obs: Intervalo as 16h15min para o Cafezinho
18h00min Encerramento do Dia
19h00min Jantar

Dia 01/11/2012
07h00min Café da Manhã
08h30min Início dos Trabalhos da Oficina de Capacitação
- Elaborando um Projeto Social através do Planejamento Participativo – (Trabalho em Grupos)
Obs Intervalo as 10h15min para Cafezinho

13h00min Intervalo para o Almoço
13h30min Continuidade dos Trabalhos da Oficina de Capacitação
- Elaborando um projeto Social através do planejamento Participativo – Trabalho em Grupos
- Apresentação e Reflexão Geral de Aprendizado
Obs: Intervalo as 16h15min para o Cafezinho

17h00min Encerramento da Oficina e saída da Casa de Retiro.


Pedimos para que se atentem aos horários estabelecidos de modo que se organizem da melhor maneira possível em seus horários de chegada e saída de Belo Horizonte.

Lembramos para que não se esqueçam de nos informar na Ficha de Inscrição se todos os inscritos permanecerão durante os três dias, para que possamos planejar as hospedagens de todos de maneira mais adequada possível.

Entendemos que este evento em muito contribuirá no aperfeiçoamento dos ciclos de projetos por vocês desenvolvidos e inclusive os apoiará na qualificação das etapas importantes desde o planejamento, implementação e administração de projetos, podendo ampliar o potencial de cada um na captação de novos parceiros.

 Amanhã, dia 25 de Outubro, as inscrições se encerrarão as 17:00h. Deste modo, é muito importante que façam suas inscrições com urgência, através do e-mail seco@knhbrasil.org.br

 Sua participação é muito importante!
Mais uma vez agradecemos pela atenção e nos colocamos a disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

1º SEMINÁRIO DO PROJETO DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES CIRCUITO DA COPA E OBJETIVOS DO MILÊNIO.





Estamos nos preparando para sediar eventos importantes como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo em 2013 e 2014, respectivamente. As questões que levanto a vocês agora são: o que isto significa de fato para a cidade de BH e para as cidades vizinhas? Vocês têm pensado nisto? Estão discutindo nos fóruns e nos conselhos? E as cidades próximas à BH -  Ouro Preto, Congonhas, Macacos, dentre outras históricas que atrairão a atenção de turistas, estão se preparando? 

Se por um lado há impactos considerados positivos como: aumento da projeção do Brasil no cenário internacional, maior número de empregos, aumento dos investimentos no país, dentre outros, há de se pensar também nos riscos que estamos correndo e como vamos nos  organizar para minimizar os impactos negativos que estes eventos também trazem. 

Segundo o Dossiê Mega Eventos e Direitos Humanos, em função dos jogos, temos hoje no país cerca de 170 mil pessoas, segundo perspectivas otimistas,  com direito à moradia ameaçados. O dossiê também chama atenção para os milhões de cidadãos a quem o direito à informação e à participação nos processos decisórios tem sido atropelado pelas autoridades constituídas, assim como por entidades privadas (Comitê Olímpico Internacional, Comitê Olímpico Brasileiro, comitês organizadores locais dos eventos) e grandes corporações, a quem os governos vêm delegando responsabilidades públicas. Chama a atenção também para o desrespeito sistemático à legislação e aos direitos ambientais, aos direitos trabalhistas e aos direitos humanos. 

Neste contexto de forte desigualdade social, o que os 15.000.000 de domicílios urbanos destituídos das condições mínimas de habitabilidade (saneamento, infraestrutura urbana, etc) podem esperar de políticas públicas nos próximos anos? E a saúde e a educação pública? De onde sairão os recursos para garantir os Mega Eventos?

Para refletir sobre estas e outras questões, a Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Instituto Ethos - por meio da iniciativa ‘Jogos Limpos dentro e fora dos Estádios’- e outros parceiros organizaram um Seminário que ocorrerá nos dias 30 e 31 de outubro. 

A proposta do evento é promover reflexões, tirar dúvidas e oferecer subsídios para o Movimento de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente pensar sobre sua posição e suas formas de articulação para garantir, junto com o poder público, uma cidade segura e livre de direitos violados. Para isto estamos convidando Secretarias de Governo, Conselhos Setoriais, Professores e militantes de  outros segmentos do movimento social para compartilharem experiências conosco. 

Vamos nos encontrar nestes dias e garantir uma discussão qualificada sobre o tema da Copa e dos Direitos Humanos na Cidade. Precisamos nos organizar é já! 

Corram, pois as vagas são limitadas. 

Mande um e-mail para frentemg@gmail.com com seu nome, instituição ou movimento social que representa e aguarde confirmação por e-mail. 


Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais
Rua Espírito Santo, 1059, sala 808, Centro - Belo Horizonte, MG - CEP: 30160-031
Telefones: (31)3273 8556 - (31) 9614 1789



18 de out. de 2012

EXPOSIÇÃO: DE OLHO NO RIO SÃO BARTOLOMEU


A Knh Brasil convida a todos para a exposição de fotografias, De Olho No Rio São Bartolomeu. As imagens produzidas pelos adolescentes do projeto Onda: Adolescentes em movimento pelos direitos– INESC, parceiro de longa data, falam sobre o Rio e sobre a cultura de três comunidades que vivem próximas ao Rio São Bartolomeu: Vale do Amanhecer, São Bartolomeu, e Quilombo Mesquita.   

A intensa ocupação urbana, degradação e poluição, as afluentes e as cabeceiras do Rio São Bartolomeu encontram-se com baixa disponibilidade de água superficial e subterrânea.

A exposição tem como objetivo, evidenciar a importância do rio para a população do DF, e, estimular ações de preservação do mesmo. O Rio São Bartolomeu, corta o DF de norte a sul e é uma das principais fontes de água da região.

As fotografias que compõem a exposição são resultado de uma oficina do Onda durante este ano. A abertura esta programada para o dia 19/10/2012 as 15 h, no Espaço Cultural Renato Russo, na 308 sul. 


EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROMOÇÃO DA LEITURA.


Peço licença ao poeta e escritor Bartolomeu campos de Queiros, para tomar emprestado um trecho de seu Manifestopor um Brasil Literário. “É no mundo possível da ficção que o homem se encontra realmente livre para pensar, configurar alternativas, deixar agir a fantasia”. A leitura nos conduz a lugares imagináveis, cria práticas sociais a formação humana, e, é sem duvida uma importante via de acesso ao conhecimento e à cultura.   

O instituto C&A, abre edital para apoio técnico e financeiro a polos de leitura.  A iniciativa está vinculada ao programa Prazer em Ler e seleciona projetos de promoção da leitura elaborados, geridos e desenvolvidos coletivamente por pelo menos cinco instituições sociais, de base comunitária e atendimento  a crianças e adolescentes, articuladas entre si.

E busca assim, reunir atores sociais para potencializar ações específicas, em uma determinada área geográfica – Bairro, cidade ou região político-administrativa. Os projetos deverão ser desenvolvidos entre janeiro e dezembro de 2013.

As inscrições vão até o dia 28 de novembro. 

Obtenha o edital de seleção para promoção da leitura do Instituto C&A, aqui.

Para inscrever um projeto para formação de um polo de leitura, acesse aqui.

O site disponibiliza um documento que auxilia no preenchimento da ficha inscrição, acesse o formulário aqui. 

17 de out. de 2012

17 DE OUTUBRO - DIA INTERNACIONAL PARA ERRADICAÇÃO DA POBREZA.



O dia internacional para Erradicação da Pobreza, criado no ano de 1993 durante Assembleia Geral da ONU tem o objetivo de promover a conscientização sobre a necessidade de erradicar a pobreza e miséria em todos os países.

A KNH Brasil se empenha para contribuir com esse dia. Apoiamos diversos projetos parceiros pelo Brasil com o intuito de auxiliar ao máximo para a erradicação da pobreza, oferecendo a diversos jovens e crianças a possibilidade de construir um futuro diferente da realidade do presente, quando o modificamos com educação, acessibilidade de informação e crescimento humano.

Fatores esses, que consideramos essenciais, para erradicar a pobre. Por isso compartilhamos com todos a mensagem do secretário – geral da ONU, Ban Ki-moon a respeito desse    

“A pobreza é fácil de denunciar, mas difícil de combater. Aqueles que sofrem com a fome, a miséria e a falta de dignidade precisam mais do que palavras simpáticas; eles precisam de apoio concreto.
Nós marcamos esse Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza em um momento de austeridade econômica em muitos países. Enquanto os governos lutam para equilibrar o orçamento, o financiamento para a redução da pobreza está sob ameaça. Mas este é justamente o momento de fornecer aos pobres acesso aos serviços sociais, segurança de renda, trabalho decente e proteção social. Só então poderemos construir sociedades mais fortes e prósperas – e não equilibrando orçamentos à custa dos pobres.
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio [ODM] galvanizaram uma ação global que gerou um grande progresso. Nós reduzimos a pobreza extrema pela metade e corrigimos o desequilíbrio de gênero na educação infantil, com tantas meninas agora frequentando a escola primária quanto os meninos. Muitas comunidades a mais têm acesso a água potável. Milhões de vidas foram salvas graças a investimentos em saúde.
Esses ganhos representam um grande avanço em direção a um mundo mais justo, próspero e sustentável. No entanto, mais de um bilhão de pessoas ainda vivem na pobreza, sendo negado seus direitos a alimentação, educação e cuidados de saúde. Nós temos que capacitá-los para nos ajudar a encontrar soluções sustentáveis. Nós não devemos medir esforços para garantir que todos os países alcancem os ODM até 2015.
Na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável [Rio+20], realizada em junho deste ano, líderes de todo o mundo declararam que a erradicação da pobreza é “o maior desafio global que o mundo enfrenta hoje”.
Estamos agora desenvolvendo o quadro de desenvolvimento das Nações Unidas para o período pós-2015, com base nos ODM enquanto enfrentamos as desigualdades persistentes e os novos desafios que enfrentam as pessoas e o planeta. Nosso objetivo é produzir um quadro ousado e ambicioso, que pode promover a mudança transformacional beneficiando as pessoas agora e as gerações futuras.
A pobreza crescente, que preponderou por muito tempo, está ligada à agitação social e às ameaças à paz e segurança. Neste Dia Internacional, vamos fazer um investimento no nosso futuro comum ajudando a tirar as pessoas da pobreza para que elas, por sua vez, possam ajudar a transformar o nosso mundo.”
Bam ki - moon.
Secretario - geral da ONU.

DIA GLOBAL DO VOLUNTARIADO LEVA RECREAÇÃO A CRIANÇAS APADRINHADAS PELA KNH BRASIL NO PROJETO ROÇA GRANDE MELHOR.


No dia 06 de outubro, comemorou-se o dia global do voluntariado GVD, nesse dia ações simultâneas de voluntariado aconteceram ao redor de todo o mundo. O GVD   mobilizou cerca de 20 mil pessoas, por meio de aproximadamente 700 projetos. A expectativa no Brasil foi de atender aproximadamente 1500 pessoas em instituições como creches e asilos.    

O projeto Roça Grande Melhor, com 300 apadrinhados, mais o núcleo Casa da Criança, com 160 jovens assistidos, são parceiros KNH Brasil desde o ano de 2008, e atende crianças a partir de 03 anos de idade e jovens com até 21 anos, foram contemplados nesse sábado com o Dia Global do Voluntariado.

Com atividades de recreação como: Tênis de Mesa, queimada, cama elástica, pula pula, espetáculos circenses, roda de capoeira e alimentação variada servida ao longo do dia, a equipe de voluntários alegrou nossos apadrinhados.

Nicole Almeida, 10 anos, estava bem empolgada com as atividades do dia. “A festa ta muito animada, eu adoro o projeto e hoje esta sendo muito especial. Estou me divertindo muito com as minhas amigas”. Sentimento esse também compartilhado pela sua companheira de projeto Ana Beatriz de Souza, 11 anos, “hoje esta um dia muito divertido, as brincadeiras, as amiguinhas, ta tudo bem legal”.

De acordo com Rosangela Soares, gerente de projetos, de Roça Grande, o GVD foi um dia muito especial para o projeto. “A equipe de voluntariado que nos ajudou, e dou um laboratório de informática, se empenharam em continuar nos ajudando, com palestras e oficinas de recreação para os jovens”.

De acordo com Rosangela Estela, presidenta do grupo das Samaritanas: “Esse dia representou um momento muito importante, que é a abertura de novas parcerias com o corpo de voluntários, para ampliar as nossas atividades”.

O GVD atendeu aproximadamente, 600 crianças, no Projeto Roça Grande Melhor.  Ações como essa, aconteceram simultaneamente em outros estados Brasileiros, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. 












ENCONTRO DE PARCEIROS DA KNH BRASIL E OFICINA DE CAPACITAÇÃO EM CICLO DE PROJETOS.


Prezados Parceiros,

Saudações de Belo Horizonte!

Como é de conhecimento de todos, estamos vivendo na KNH Brasil um momento de grandes mudanças e consequentemente grandes desafios.
Há tempos a Kindernothilfe está trabalhando com um novo olhar de apoio a projetos, e desde 2008 vem discutindo o Enfoque De Direitos  (EDD) de crianças e adolescentes em seu trabalho, o que culminou com a elaboração de um Plano Nacional de Enfoque de Direitos para o Brasil 2013-2017.
Para a consolidação do Plano Nacional de Enfoque de Direitos reconhecemos que um dos grandes desafios para o desenvolvimento do trabalho está na tônica de como aplicar o EDD no contexto da análise, planejamento, implementação, monitoramento e avaliação do projeto. 

Dentro desta perspectiva, entendemos que o “ciclo de projetos” no sentido do processo pelo qual uma organização planeja, age e avalia deve refletir sobre suas ações e apontar suas prioridades e finalidades servindo como uma bússola no momento da implementação de suas estratégias de intervenção social. Além disto, este ciclo deve ainda ser um referencial para a avaliação dos problemas enfrentados pelas crianças e adolescentes sempre pensados na perspectiva de sujeitos de direitos.

Neste desafio, também reconhecemos a fragilidade das ações desenvolvidas de um número ainda significativo de organizações para o enfrentamento concreto dos problemas que atingem as crianças, adolescentes, suas famílias e comunidades, demonstrando a necessidade de qualificar e aperfeiçoar seus trabalhos desde o planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de seus projetos de intervenção.

Enfim, a partir do entendimento mais aprofundado sobre as diversas etapas que compõe o processo de gerenciamento de projetos é estamos propondo em uma capacitação que vise o estudo do ciclo de vida de um projeto buscando apoiar os parceiros na elaboração e implementação de seus projetos, pensando-os como uma importante ferramenta de trabalho para avançar no enfoque de direitos de crianças e adolescentes e nas estratégias de intervenção social.

Desta maneira, estaremos promovendo nos dias 30/10 a 01 /11 uma oficina de capacitação em Ciclo de Projetos tendo como objetivos além da capacitação, apresentar aos parceiros o resultado do Plano Nacional EDD da KNH Brasil, os novos desafios e situação das futuras parcerias.

No dia 30, iniciaremos no período da tarde com a apresentação do plano Nacional Brasil e a situação 2013-2017 dos projetos, por isso é fundamental a presença de um representante da diretoria da instituição.
Nos demais dias 31 e 01 será feita a capacitação com a contratação de um consultor especialista na área. (mais informações detalhadas com a programação será enviada posteriormente)

Processo de Inscrição:
Cada projeto parceiro deverá inscrever 03 participantes, sendo estes:
®    o(a) Gerente de Projetos;
®    o(a) Diretor(a) da entidade
®    01adolescente/jovem de 15 a 24 anos de idade que atue ativamente no desenvolvimento das ações do projeto, principalmente, na defesa de seus direitos e da comunidade em que vive.


Quanto ao adolescente/jovem, é importante ressaltar que a faixa etária e o perfil delineado para participação é de fundamental importância devido ao conteúdo e metodologia que serão utilizados na capacitação.

As inscrições deverão ser realizadas até do dia 25 de Outubro, devendo preencher a Ficha deInscrição de cada participante em anexo e serem encaminhadas para o e-mail seco@knhbrasil.org.br .

Lembramos ainda que a KNH custeará as despesas com a hospedagem e a alimentação durante a oficina, ficando as demais despesas como transporte até Belo Horizonte e o traslado até o local da oficina por conta da entidade.
Contamos desde já com a participação de todos e nos colocamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

Atenciosamente,





                 Andreia Barreto 
coordenadora KNH Brasil Regional SECO 







15 de out. de 2012

9ª BIENAL DO RÁDIO PREMIA PROGRAMA DE RÁDIO IDEALIZADO POR JOVENS QUE CUMPREM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS



O programa de Rádio é realizado por adolescentes, entre eles três jovens que cumprem medidas socioeducativas em Brasília. O programa aborta histórias de vida dos internos, atos infracionais e ressocialização.


Liberdade é oportunidade. Nome do programa de rádio produzido pelos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Brasília, como parte integrante do projeto Onda, desenvolvido pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos INESC em parceria com a KNH Brasil, ganhou o 3º lugar no Concurso de Rádio, na categoria de Jovens para Jovens, promovido na 9ª Bienal Internacional de Rádio, que ocorreu do dia 1 a 6 de Outubro no México.

Com mais de 800 inscrições e 9 países participantes, dentre eles: Argentina, Colombia, Perú, Espanha, França, Estados Unidos, Chile, Canadá e Brasil.  Ao longo de 18 anos a Bienal do Rádio consolida-se como um encontro que reúne estudiosos e criadores de rádio de todo o mundo, bem como estudantes, profissionais e acadêmicos, com o objetivo de troca de experiências, analise e treinamento.

Por ter garantido a terceira colocação na categoria Jovens para Jovens, o projeto onda receberá um certificado de participação e o premio em dinheiro no valor de 30 mil pesos. A democratização dos Meios de Comunicação no México, programa de María Carmem Santiago ficou com o primeiro lugar; o segundo lugar foi para o programa As Realizações do México para os 200 anos, de Emanuel Tapia Dedoll.

O programa de Rádio desenvolvido pelos adolescentes atendidos pelo INESC expressa os seus pontos de vista sobre medidas socioeducativas, ressocialização, representação da mídia dos atos infracionais e sobre o centro de internação.

A participação de nossos apadrinhados na 9ª Bienal do Rádio contou com a parceria da Agência Radioweb, que trabalhou na produção e finalização do programa. Ouça e baixe o programa aqui.

Duas garotas participantes do programa de rádio e que cumprem medidas socioeducativas gravam um depoimento de agradecimento. Veja o vídeo.

12 de out. de 2012

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS E FELICIDADES A TODOS QUE ALIMENTAM A SUA CRIANÇA INTERIOR.


“Como é bom a gente ter tido infância para poder lembrar-se dela
E trazer uma saudade muito esquisita escondida no coração”.  

O poeta Manoel de Barros conhece os encantos da criança interior de cada um de nós.
A Knh Brasil, assim como o poeta cuiabano, conhece como ninguém os encantos dos corações de cada uma das crianças apadrinhadas e atendidas pelos nossos projetos parceiros.

Ajudamos a construir e a realizar cada um de seus mais íntimos e secretos sonhos. Então, hoje, desejamos a cada criança, um dia repleto de fantasia, encanto, amor, poesia e acima de tudo, que sejam felizes.

Isso mesmo. Felizes!

A criança carrega consigo a fantasia e o sonho de ser o que quiser ser e quem quiser ser. Dentro do seu imaginário constrói muralhas, cria planetas, faz da caixa de papelão foguete e viaja por um espaço sideral só dela. corre descalça pelo quintal, delicia-se com o açúcar da fruta recém colida no pé e lambuza-se. o som da rizada sincera invade a casa e traz sorriso no rosto da mãe que despretensiosamente faz o almoço, com papel e lápis de cor reinventa o mundo, dando vida o que antes era cinza. E no meio da tarde, tomar banho de mangueira.  

Desejamos também um feliz dia das crianças a cada jovem a cada adulto que tem saudades da pureza da infância, que nutre e alimenta a sua criança interior com poesia e lirismo pela vida. Com a bondade e sabedoria de sempre fazer o bem, ao seu semelhante.

Que então, hoje e sempre, possamos alimentar a criança que existe dentro de todos nós.
É o que deseja a KNH Brasil.


10 de out. de 2012

É DA NOSSA CONTA! TRABALHO INFANTIL E ADOLESCENTE GANHA CAMPANHA NACIONAL.






Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD)/IBGE 2011, atualmente, mais de 3,6 milhões de crianças e adolescentes ainda trabalham no Brasil. Para chamar a atenção sobre esse grave problema social, na terça-feira, 9 de outubro, lançou-se a campanha "É da nossa conta! Trabalho Infantil e Adolescente". A iniciativa pretende dar visibilidade ao tema e sensibilizar os diversos setores da sociedade civil para a responsabilidade de todos na questão.

A campanha, idealizada pela Fundação Telefônica Vivo, pelo Fundo das Nações Unidas para Infância e Adolescência (UNICEF) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), tem o objetivo de propor aos cidadãos que se tornem agentes multiplicadores, produzindo e compartilhando informações sobre o tema nas redes sociais.

Foi lançado, durante a campanha uma edição especial do gibi turma da Mônica – Trabalho Infantil, nem de Brincadeira, tem pressa na mobilização das pessoas - “Ver quase quatro milhões de crianças em atividade econômica é alarmante. Qualquer pessoa com bom senso deveria estar envolvida na causa, seja pintando, escrevendo, fazendo poesia, desenhando, gritando ...”, diz Mauricio de Souza. Em novembro, o gibi estará disponível nas bancas e, de acordo com ele, um filme sobre o assunto será lançado em breve.

O TRABALHO INFANTIL 

De acordo com a legislação brasileira, não é permito que crianças e adolescentes trabalhem até os 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir da idade de 14 anos. Mesmo dos 16 aos 18 anos, há restrições. Exemplo, o trabalho não pode ser em horário noturno ou em períodos que comprometam a frequência escolar, não pode acarretar risco a integridade do jovem ou penoso. E nem pode ser exercido em locais prejudiciais ao desenvolvimento  físico, psíquico, moral e social do adolescente.
A  maior incidência onde jovens são expostos ao risco do trabalho infantil é nas régios Norte e Nordeste; que chega a concentrar  mais de 1,7 milhões de crianças e adolescentes trabalhadores, de acordo com a PNAD/IBGE 2011.
Isa de Oliveira, secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil FNPETI, diz que os diversos setores da sociedade têm responsabilidade para o combate do trabalho infantil.  "Há segmentos da sociedade que podem contribuir diretamente. Por exemplo, educadores, profissionais da saúde, a família e a mídia", afirma.
Teoricamente, a família tem o dever de garantir os direitos da criança e do Adolescente. Mas essa é uma realidade ainda distante quando falamos de famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, então, a responsabilidade para o Estado, educadores e profissionais da saúde, devido ao contato próximo com crianças e adolescentes, podem detectar evidências de violação de direitos, explica Isa de Oliveira.

AÇÕES

A campanha segue até o Final do ano. Contudo, o mês de Outubro será o mês de maior foco, com mobilização nas redes sociais e nas ruas de sete cidades: São Paulo SP, Salvador BA, Teresina PI, Belém PA, Curitiba PR, Brasília DF e Fortaleza CE.
A veiculação de vídeos dos embaixadores da Unicef – a cantora Daniela Mercury e o ator Lázaro Ramos e a distribuição de gibis de Maurício de Souza. 


É da nossa conta! Trabalho Infantil e Adolescente. Uma campanha colaborativa da Fundação Telefônica em Co-realização com OIT e Unicef
Dividida em quatro estratégias – Reconheça, Questione, Descubra e Compartilhe – a campanha É da nossa conta! pretende sensibilizar e potencializar ações junto a diversos públicos, incluindo crianças, adolescentes, jovens e especialistas em trabalho infantil para que se tornem agentes multiplicadores, produzindo e compartilhando informações sobre o tema nas redes sociais. Saiba mais em http://bit.ly/OlDlKY
O que fazer? Identificou alguma situação de trabalho infantil? Comunique ao Conselho Tutelar de sua cidade, ao Ministério Público ou a um Juiz de Infância. Há a opção também de denunciar pelo telefone ou site do Disque 100 - Disque Denúncia Nacional: www.disque100.gov.br 
Como compartilhar? Fique de olho nas notícias e dados no site e redes sociais da Rede Promenino, converse sobre o tema com as pessoas ao seu redor e compartilhe opiniões e informações a respeito nas redes com a hashtag #semtrabalhoinfantil.

Para saber mais, acesse os links: