27 de fev. de 2013

EDITAL DE SELEÇÃO PARA CONSULTORIA INDEPENDENTE COM FOCO NA POLÍTICA DE PROTEÇÃO INFANTIL




A KNH Brasil por meio de Edital Publico seleciona profissionais para exercer a função de Consultores independente, com o objetivo de implementar duas oficinas de três a quatro dias,  para trabalhar o tema da Política de Proteção Infantil

Os interessados a Consultor independente, podem e se inscrever para qualquer um dos 3 escritórios regionais da Kindernothilfe no Brasil, São eles: Regional Sudeste Centro Oeste -SECO, Regional Sul e Regional Nordeste.  

Os profissionais interessados devem ter nível Superior e/ou Mestrado nas seguintes áreas: Pedagogia, Educação, Ciências Sociais, Estudos de Desenvolvimento ou Formação profissional similar. E ter experiência comprovada em facilitação de oficinas e aplicação de métodos interativos e participativos, como conhecimento dos direitos da criança e do adolescente.

Os Interessados encaminharão proposta de honorário e Currículo até o dia 11/03/2013 para os escritórios regionais da KNH Brasil de interesse a prestar o serviço.
KNH Brasil Nordeste  ray@knhbrasil.org.br
KNH Brasil Sudeste Centro Oeste SECO andreia@knhbrasil.org.br
KNH Brasil Sul sergio@knhbrasil.org.br

Informações detalhadas bem como proceder para o processo de inscrição serão obtidas através do Edital. Clique aqui.  Ou por meio do Termo de Referência. Clique aqui.

Os interessados que não conseguirem obter os edital ou termo de Referência por download, enviar e-mail para hudson@knhbrasil.org.br solicitando-os.


26 de fev. de 2013

KNH BRASIL SECO LANÇA EDITAL PARA CONSULTORIA AO PROJETO SERPAF NA CIDADE DE SETE LAGOAS.


A KNH Brasil seleciona por meio de Edital público profissionais com experiência em consultoria e elaboração de projetos com enfoque de direitos para construção de análise situacional dos direitos da criança e do adolescente, no município de Sete Lagoas Minas Gerais.

O projeto a ser contemplado é o Serviço de Promoção ao Menor e à Família –SERPAF- fundando em 1968 por Helena Rodrigues Branco que há mais de 20 anos atua em parceria com a KNHBrasil, na intervenção social em famílias vulneráveis da periferia de Sete Lagoas.

As inscrições serão efetivadas por meio de envio de proposta técnica devidamente fundamentada, conforme as condições exigidas pelo edital. As propostas serão recebidas impreterivelmente no Período de 26 de fevereiro de 2013 até 23h59min, horário de Brasília do dia 11 de Março de 2013.

Só serão aceitas propostas enviadas exclusivamente através do e-mail seco@knhbrasil.org.br.

Para download do edital de Consultoria ao Projeto SERPAF clique aqui. E o modelo de apresentação de Proposta técnica pode ser obtido aqui.

As pessoas que não conseguirem baixar o edital ou o Modelo de Apresentação de propostas podem enviar um e-mail para: hudson@knhbrasil.org.br para obter os documentos.



25 de fev. de 2013

EDITAL PARA APOIO FINANCEIRO A PROJETOS DA FUNDAÇÃO LUTERANA DE DIACONIA



Com apoio financeiro de até 10 mil reais, a Fundação Luterana de Diaconia publica três editais para apoio a projetos sociais, com foco em projetos na região Norte, nos biomas da Mata Atlântica e do Pampa, ou na área de defesa de Direitos Humanos.

 Os objetivos são selecionar projetos de economia solidária, soberania e segurança alimentar e nutricional, e por ultimo, e mais restrito, projetos diaconais de promoção e defesa dos direitos humanos em contexto de violação de direitos e de violência, de instituições com vínculo confessional com a igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

O prazo para envio de propostas é até 17 de março. Mais informações acesse aqui o edital.

EMBAIXADA DO REINO DOS PAÍSES BAIXOS NO BRASIL APOIA PROJETOS DE DIREITOS HUMANOS E RSE



Organizações Não Governamentais podem enviar projetos para o edital da embaixada brasileira do Reino dos Países Baixos, que apoiará projetos na área de direitos humanos e responsabilidade social empresárias, com recursos do seu fundo de Direitos Humanos do Ministério do Reino dos Países Baixos. O prazo para envio das propostas é até 29 de março.

Acesse o link para mais informações http://migre.me/dpTOD
O Link para o edital em Português, aqui.

22 de fev. de 2013

NOVO ASSESSOR DE PROJETOS KNH BRASIL SECO


Prezados Parceiros!

Antes de iniciar o assunto desta carta quero dizer que é um grande prazer entrar em contato com vocês pela primeira vez neste ano de 2013, desejo a todos um ano de muitas realizações e paz.

Como sabem no mês de Janeiro o assessor Gustavo Magalhães deixou a equipe da KNH Brasil para seguir novos desafios profissionais. Depois de um longo e rigoroso processo de seleção encontramos o profissional Max que  começou a trabalhar conosco a partir do dia 01/02/2013
Max Melquíades da Silva 

Assim, Max Melquíades da Silva é o novo assessor de projetos da KNH-Brasil SECO. Com experiência de trabalho nas esferas pública e privada, Max atua há mais de 10 anos no terceiro setor, tendo sido voluntário, educador e gestor em organizações sociais. Graduado em filosofia e mestre em Administração Pública, Max coordenava os projetos sociais no Brasil de uma fundação internacional com escritório em Belo Horizonte quando se transferiu para a KNH-Brasil Sudeste e Centro-Oeste, onde irá assessorar os projetos parceiros da KNH Brasil nas ações de promoção, proteção e defesa de direitos humanos de crianças e adolescentes.

Nesse momento ele segue com todos os projetos que Gustavo acompanhava, e podem entrar em contato com ele através do e-mail max@knhbrasil.org.br ou pelo skype max-knh.
Desejamos ao Max boas vindas e que essa parceria seja de bons frutos!

Um grande abraço!


CONVITE PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS




A Fundação Interamericana (IAF) convida grupos de base na América Latina e Caribe, bem como organizações não governamentais a apresentarem proposta para programa de doações.

A IAF financia iniciativas de desenvolvimento econômico, melhoria das condições de vida e incentiva a participação de pessoas desfavorecidas e excluídas.

CONCURSO INTERNACIONAL DE REDAÇÃO DE CARTAS.





Com o tema: “Escreva uma carta a alguém para lhe explicar por que a água é um recurso precioso”, os Correios abrem inscrições para o 42º Concurso Internacional de Cartas 2013, que é anualmente promovido pela UPU – União Postal Universal, Sediado em Berna – Suíça.

O objetivo central do concurso é o de desenvolver a habilidade de composição dos jovens; e aprimorar a comunicação por meio da escrita. Podem se inscrever estudantes com até 15 anos de idade, alunos das redes públicas e privadas de ensino, por intermédio da escola, previamente selecionados nas etapas nacionais.

O concurso está alinhado a um dos objetivos do Milênio – aderido pelo Brasil – que é o da Educação Básica. Serão premiados as 3 melhores redações de cada estado, já na fase nacional será escolhida apenas uma carta que irá representar o Brasil na fase internacional. As inscrições podem ser feitas até 15 de Março. 

Para mais informações acesse: http://migre.me/dmK65

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS TERRA PELA VIDA




A convenção das nações unidas destinada a combater a Diversificação (UNCCD) abriu inscrições para a edição 2013 do Prêmio Terra Pela Vida, que distribuíra um total de 100 mil dólares para as iniciativas escolhidas.

O Objetivo do prêmio é o de recompensar as iniciativas que garantam a saúde e a produtividade dos solos para o bem estar das gerações atuais e futuras.

Para obter todas as informações, acesse o link: http://migre.me/d.mHY1

EDITAL DE APOIO A PROJETOS, FUNDAÇÃO BOTICÁRIO.


A Fundação Grupo Boticário de Proteção a Natureza, abre inscrição para o Edital de apoio a projetos que contribuem para a conservação da natureza em todas as regiões do Brasil e que sejam realizados por instituições sem fins lucrativos, como organizações não governamentais ou fundações ligadas a universidades. 

Para se inscrever acesse o link: http://migre.me/dmFJg

O Edital de apoio conta com seis linhas temáticas, e não há valores mínimos ou máximos para as propostas enviadas aos editais. Informe-se a respeito aqui

PROFESSORES PODERÃO SER TREINADOS PARA IDENTIFICAR ABUSOS CONTRA CRIANÇAS


A Câmara analisa o Projeto de Lei 4753/12, da deputada Benedita da Silva - PT-RJ - que prevê a inclusão obrigatória – na grade curricular de cursos voltados a professores e a profissionais de áreas sociais – de conteúdo que ajude a identificação de abusos cometidos contra crianças e adolescentes. 
Pela proposta, os cursos de formação de professores de educação básica e de profissionais de saúde, assistência social e segurança pública terão conteúdos programáticos, treinamento e orientações para identificar sinais físicos e psicológicos motivados por maus-tratos, negligência e abuso sexual praticados contra o público infantojuvenil.
Benedita lembra os direitos (como à saúde, à dignidade e ao respeito) garantidos pela Constituição a crianças e adolescentes para justificar sua proposta. Além disso, a deputada cita o Estatuto da Criança e do Adolescente ECA - Lei 8.069/90, que também garante o recebimento de proteção e socorro a essa população. “Com a capacitação, os profissionais poderão assegurar a dignidade de meninos e meninas vítimas de maus-tratos”, destaca.
A parlamentar ressalta ainda que, conforme dados do Ministério da Saúde, as agressões constituíram, em 2005, a primeira causa de morte de pessoas entre 0 a 19 anos (39,7%), com proporção mais expressiva na faixa etária de 15 a 19 anos (55,1%). Segundo o levantamento, a maior parte desses atos violentos ocorre no ambiente doméstico.
Tramitação

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ou seja, - o rito de tramitação pelo qual o projeto é votado apenas pelas comissões designadas para analisá-lo, dispensada a deliberação do Plenário. O projeto perde o caráter conclusivo se houver decisão divergente entre as comissões ou se, independentemente de ser aprovado ou rejeitado, houver recurso assinado por 51 deputados para a apreciação da matéria no Plenário - será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Confira a íntegra da proposta aqui.



8 de fev. de 2013

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A 14ª EDIÇÃO DA FEIRA DE CIÊNCIAS, UFMG JOVEM, O TEMA DESSA EDIÇÃO É: ANO INTERNACIONAL DE COOPERAÇÃO PELA ÁGUA




As inscrições para a 14ª edição da UFMG Jovem, feira de ciências destinada a professores e alunos das escolas de educação básica de Minas Gerais, estão abertas. A proposta da UFMG Jovem 2013 se alinha à chamada da Assembléia Geral das Nações Unidas para o AnoInternacional de Cooperação pela Água.

O objetivo é destacar os trabalhos voltados para a discussão de tecnologias sociais, digitais entre outras, visando à cooperação e o compartilhamento dos recursos hídricos no planeta.
A 14ª edição da UFMG Jovem será realizada entre os dias 3 e 5 de julho na Praça de Serviços da UFMG no Campus da Pampulha.

A feira é organizada pela Diretoria de Divulgação Científica – PROEX UFMG – em parceria com a Escola de Educação Básica da UFMG – Centro Pedagógico, Colégio Técnico, Teatro Universitário e Copasa – com o intuito promover o intercambio de trabalhos técnicos, científicos, culturais e sociais de diferentes instituições educacionais de todo o estado de Minas Gerais.

Para mais informações acesse o link: https://www3.ufmg.br/proex/ddc/
Baixe o Edital  aqui.  

6 de fev. de 2013

REDE NACIONAL LANÇA EM BRASÍLIA CAMPANHA DE CARNAVAL PELA PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.


Para promover a conscientização e a participação da sociedade na luta pela garantia dos direitos da criança e do adolescente, a Rede Nacional de Defesa realizará nessa quinta-feira (07), o lançamento da campanha nacional “Brinque o carnaval sem brincar com os direitos das crianças e adolescentes”, às 15h30, na Rodoviária do Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal.   

O objetivo da campanha é proteger as crianças e adolescentes contra o trabalho infantil, a violência sexual, o tráfico para fins de exploração, entre outros tipos de violação.  O evento reunirá cerca de 200 crianças e adolescentes das entidades Vira Vida do SESI, Centro Marista Circuito Jovem, Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (Cesam), Aldeias Infantis SOS, Girarte, Coletivo da Cidade, Fórum DCA de São Sebastião e Rede Social Paranoá.  

Na ocasião, serão distribuídos materiais de divulgação da ação e haverá uma apresentação cultural de adolescentes no local. Segundo a secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Karina Figueiredo, o material publicitário será distribuído em outros pontos da cidade. “Distribuiremos panfletos e alguns brindes no Aeroporto internacional de Brasília, nos blocos Baratinha, Pacotão e no carnaval oficial do DF, Passarela da Alegria”, diz Karina Figueiredo. 

O lançamento da campanha será a nível nacional, com atividades confirmadas no Rio de Janeiro, Manaus, João Pessoa, Curitiba e Salvador. “É importante sensibilizarmos a sociedade brasileira para que as crianças e os adolescentes tenham a possibilidade de brincar o carnaval sem ter os seus direitos violados”, ressalta a coordenadora colegiada da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced/ Seção DCI Brasil), Perla Ribeiro.  

De acordo com o levantamento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o Disque 100 recebeu entre 2011 e 2012, só no Distrito Federal, cerca de  7.591 denúncias de violações cometidas contra crianças e adolescentes na região.  Segundo a secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Isa de Oliveira, é recorrente a presença de crianças e adolescentes em festividades como o Carnaval, que trabalham como vendedores ambulantes, em quiosques e na coleta seletiva de lixo.  

A campanha é uma iniciativa das Redes Nacionais, formada pelo FNPETI, Anced/Seção DCI Brasil), Comitê Nacional, Rede Ecpat (sigla em inglês para Fim da Prostituição Infantil, da Pornografia Infantil e do Tráfico de Crianças com Finalidades Sexuais), Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA) e parceiros. Para mais informações acesse: http://migre.me/d8PKB  ou entre em contato com : Luana Reis Assessora de Comunicação do FNPETI  61 3349-5660 9977-1117 fnpeti.comunica@gmail.com