Morte de um Jovem de 17 anos no Centro de Internação Provisória Dom Bosco - CEIP:Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

19 de ago. de 2008

Morte de um Jovem de 17 anos no Centro de Internação Provisória Dom Bosco - CEIP


O Centro de Internação Provisória (CEIP) Dom Bosco localizado no bairro de Santa Teresa, Belo Horizonte, sofre com a superlotação. Apesar de ter a capacidade para abrigar 67 internos, atualmente 140 adolescentes entre 12 e 17 anos lá se encontram. No último dia 04, ocorreu a morte por enforcamento de um adolescente de 17 anos.
Algumas manifestações de repúdio e de indignação puderam ser vistas como a do deputado André Quintão que visitou o local e verificou que a situação é grave.
O objetivo dos Centros de Internação Provisória é fazer com que os adolescentes internos possam se reeducar, diante deste episódio não está sendo cumprido. Poucas alternativas de lazer são dadas a esses adolescentes e diante dos problemas estruturais do sistema de medidas sócio-educativas, há jovens que permanecem por até 150 dias no CEIP, em celas superlotadas e em condições sub-humanas.
De acordo com a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente que monitora a execução orçamentária das ações de prevenção à violência e de aplicação de medidas sócio-educativas há uma ineficiência do governo do estado para mudar essa realidade. Em 10 projetos específicos, apenas três tiveram execução orçamentária superior a 30%. Em outros cinco projetos, foram executados menos de 20% dos recursos autorizados e em dois projetos os recursos nem sequer saíram do papel.

O jovem morto

A morte do jovem de 17 anos no pavilhão 3 do CEIP Do Bosco foi causada por perfurações no pescoço e estrangulamento. Dois jovens assumiram a autoria do crime e quatro do mesmo alojamento testemunharam. Marilene Cruz, da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente vê o problema da superlotação do local como um agravante. Outro problema verificado por ela é o prolongamento do tempo dos internos que só podem ficar 48 dias e acabam ficando bem mais.


Se você deseja mais informações sobre a situação dos Centros de Internação de todo o Brasil acesse o relatório “Um retrato das unidades de internação de adolescentes em conflito com a lei” Site para o acesso:
www.redeandibrasil.org.br/eca/biblioteca/materiais-de-referencia/onde-saber-mais-sobre-o-eca/

Para se informar : Uma pergunta permanece: e a implantação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - SINASE ? Acesse: http://www.promenino.org.br/
Foto: Fonte - www2.uol.com.br/.../img/fotos/21cid3dx.jpg

Nenhum comentário: