ECA faz 18 anos e comemora com um evento público:Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

19 de ago. de 2008

ECA faz 18 anos e comemora com um evento público


No dia 13 de Julho de 2008 o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) fez 18 anos. Anos de muitos avanços, mas também de muito ainda para ser feito. Parte do que é proposto pela lei ainda não é plenamente respeitado. O objetivo é lutar pela proteção e pelo desenvolvimento daqueles que ainda não completaram a maior idade.
Para comemorar, em todo o país aconteceram eventos para lembrar a data. Em Belo Horizonte aconteceu no dia 11/07/08, na Praça da estação (região central) uma mobilização com a presença de várias crianças e adolescentes, políticos, entidades não governamentais, pessoas envolvidas com o terceiro setor, etc.
O evento foi promovido pela Frente de Defesa da Criança e do Adolescente com o apoio da KNH Brasil. Foram feitas pela manhã várias atividades culturais por crianças que estão cumprindo medidas sócio-educativas. O projeto Fica Vivo! da Secretaria de Estado de Defesa Social fez uma oficina de grafite e o Projeto Roça Grande Melhor uma apresentação de capoeira
Para tentar modificar a realidade de nossas crianças e adolescentes, no evento foi reforçada uma plataforma de propostas feita por um grupo de organizações governamentais e não-governamentais na área da infância e adolescência para os candidatos e candidatas às Prefeituras e Câmaras Municipais de todo o país.
Denominado “Estatuto da Criança e do Adolescente: 18 anos, 18 Compromissos - A Criança e o Adolescente no Centro da Gestão Municipal”, o documento foi apresentado no dia 10 de agosto de 2008 na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Ele estabelece 18 compromissos em áreas como orçamento municipal, saúde, educação, esportes, cultura, lazer, combate à violência doméstica, à exploração sexual e ao trabalho infantil. Os candidatos e candidatas que concordarem com o conjunto de propostas assumirão o compromisso de colocá-las em prática caso sejam eleitos.

Nenhum comentário: