A REALIDADE E DESAFIO DAS ESCOLAS DO SEMIÁRIDO: ÁGUA DE QUALIDADE:Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

21 de mai. de 2009

A REALIDADE E DESAFIO DAS ESCOLAS DO SEMIÁRIDO: ÁGUA DE QUALIDADE


No dia 28 de Abril comemora-se o Dia Nacional da Educação. Neste ano, mesmo com momentos de comemorações, muitas reflexões. A Educação e a Saúde no Semiárido Brasileiro mostram que nem sempre andam juntas, onde há escolas em condições precárias de acesso à água e saneamento básico. No CENSO Escolar 2008 MEC/Inep, apontou que dos 1.135 municípios que estão dentro do Semiárido legal(Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerias, Paríba, Pernanbuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe)121 possuem escolas de Ensino Fundamental sem água, totalizando 315 instituições. Em Minas Gerais, das 2.199 escolas públicas das zonas rural e urbana do Semiárido do Estado, 126 não tem nenhum tipo de tratamento Sanitário, e outras 36 ão possuem abastecimento de água.
Nas escolas que possuem abastecimento de água, esta vem da rede pública, de poços artesianos, cisternas, cacimbas ou riachos. Porém, o acesso á água, não siginifica que a situação seja satisfatória pois é importante saber da qualidade desta.
É importante lembrar que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) determina que uma Educação de Qualidade deve assegurar além de aulas regulares, material didático e espaço para recreação, precisa também de água potável para consumo, banheiro e cozinha para o preparo saudável e adequado dos alimentos. Desta maneira, o UNICEF em parceria com a Agencia Nacional das águas elaboraram o Projeto “Toda Escola Pública Brasileira com água potável, banheiro e cozinha”. Através da articulação com o poder púlico dos estados, a proposta visa garantir que todas as escolas do Semiárido atendam a essas condições até o final de 2011, totalizando cerca de 5.000 escolas. Cada estado, até o dia 30 de abril, teve que elaborar um plano de ação e um termo de compromisso devendo ser assinado pelos secretários de educação e meio ambiente e por um representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação (Undime).

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá,
Parabéns.Achei sensasional.è mais uma forma de mantermos em constante formação e informação.
saudações DodoraCosta
Pastoral do Menor Leste2

Anônimo disse...

Achei muito legal do texto ensina nos aprender coisas novas. Nos temos que ajudar os adolecente pq que eles precisam.

Jailson da Silva
12 anos

Cantinho do Girassol

Anônimo disse...

Eu achei esse site interessante por que ai fala muitas coisas que eu não sei e to sabendo agora com este site da KNH , e também tem a participassam de adolescentes isso é bem legal...

Hudson Cardoso

13 anos

Cantinho do Girassol/DF.

Kelen disse...

Os alunos dessas escolas no semiárido não podem viver nessa situação. A falta de água contribui para a proliferação de doenças, o analfebetismo e ainda a desigualdade social e cultural.
Vamos à luta!!!


Alunos da 3ª série do Centro Educacional Bom Samaritano (Franca-SP)
Profªs Kelen, Thalita e Isabel.