Educandário discute situação do morador de rua:Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

18 de mai. de 2011

Educandário discute situação do morador de rua

Anderson Lopes Miranda, ex-morador de rua, coordenador do Movimento Nacional de População de Rua e funcionário do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, esteve dia 6 de maio, na entidade, falando para adolescentes de 11 a 14 anos. Anderson desenvolveu com os jovens o tema: “História de Vida, Movimento Nacional de População de Rua e Políticas Públicas”. O ex-morador de rua contou que ficou órfão muito cedo e que viveu em orfanato até 14 anos. Com esta idade começou a trabalhar como office boy e foi morar sozinho. Como o que recebia trabalhando não era suficiente para manter suas despesas, três meses após deixar o orfanato, foi viver na rua.

Em 2004, após ter visto muito sofrimento e morte de moradores de rua, Anderson passou a lutar pela defesa dos direitos desses indivíduos. Neste mesmo ano, foi fundado, por Sebastião Nicomedes, hoje escritor, o MNPR (Movimento Nacional da População de Rua). Anderson integrou-se ao movimento, e desde então, desenvolve trabalhos para vários públicos oferecendo informação e orientação sobre os muitos aspectos que envolvem o morador de rua e as condições necessárias para que esta situação se reverta.


Perguntado sobre a importância de falar para um público tão jovem, o coordenador do MNPR disse que, “quanto mais nova a mente, mais aberta está ao novo; e menos contaminada se encontra pelos preconceitos. Isso facilita o entendimento e a aceitação das novidades e das diferenças”. Durante a palestra houve grande interesse e participação dos adolescentes que ouviram, de Anderson importantes informações para a formação de opinião a respeito da necessidade da existência de políticas públicas eficientes no sentido de oferece ao morador de rua as condições necessárias à sua inclusão social. O responsável pelo contato entre o Educandário(parceiro KNH) e o ex-morador de rua, Anderson, foi o orientador social José Henrique Gomes (Zelão), que atua no Educandário na atividade de “Educação para a Vida”. Esta atividade é contemplada, no Programa de Apoio Sócio Educativo, e visa informar e formar a criança e o adolescente a respeito dos seus direitos enquanto cidadão.

Gláucia Crespo – Assessoria de Comunicação ESA

Nenhum comentário: