No Educandário, peça teatral aborda ECA:Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

10 de jul. de 2011

No Educandário, peça teatral aborda ECA

O grupo teatral “Juventude Consciente” é um projeto que envolve 15 adolescentes, com idades de 11 a 15 anos, e acontece após o horário das atividades cotidianas da entidade.
Este projeto tem como aspecto central estimular o protagonismo dos jovens que executam a escolha do tema, do enredo, dos figurinos e cenários, a criação de texto, a composição dos personagens e atuam no palco.

José Henrique Gomes, o Zelão, é o orientador social responsável pelo grupo, que do dia 4 ao dia 7 de julho, apresentou a peça, “Lar VS Lar, a história de Marta e Manuela”, para alunos da escola Cel. Conrado Caldeira.

A peça trata do convívio de duas adolescentes em uma família onde seus direitos, instituídos no Estatuto da Criança e do Adolescente, não são resguardados, e atraí muito a atenção do público. Surpreende no final quando os atores mirins tomam a frente do palco para um diálogo informativo e formativo com a platéia. Neste momento o objetivo é conscientizar as crianças e adolescentes, da platéia, sobre seus direitos, deveres e a necessidade de atuarem como protagonistas em seus meios.

A meta do grupo é realizar duas peças ao ano. No próximo semestre a apresentação de “Lar VS Lar, a história de Marta e Manuela”, deverá continuar, e a comunidade em geral pode agendar, no Educandário (parceiro KNH)para assistir a uma apresentação. Ao mesmo tempo, o grupo inicia a preparação de um novo trabalho cujo tema, escolhido pelos próprios integrantes, será a violência doméstica.

Nenhum comentário: