QUANDO A INFÂNCIA PERDE O JOGO:Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

23 de ago. de 2012

QUANDO A INFÂNCIA PERDE O JOGO





Em série de reportagens, CORREIO denuncia o crime escondido por trás de promessas de uma carreira de sucesso no futebol. Abusos, pedofilia e redes de exploração sexual envolvem crianças e adolescentes que, para ficarem nos gramados, acabaram violentados. 


As repórteres Juliana Braga, Renata Mariz, e o fotografo Iano Andrade, do Correio Brasiliense, percorrem 11,5 mil km em cinco estados e três régios do Pais para contar o lado oculto da pedofilia, do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, no Pais do Futebol. E o resultado desta excursão foi à série de matérias intitulada: Quando a Infância Per o jogo. Pauta vencedora do VI Concurso Tim Lopes de investigação Jornalística na categoria Mídia Impressa.

Na primeira matéria da série de reportagem do correio Brasiliense conheça as histórias de meninos que perderam seus sonhos de serem ídolos dos gramados.

Em “Comércio de Crianças no Mercado da Bola” é parte da primeira matéria da série publicada em 11 de agosto.

“Violência Velada em GrandesClubes do País” é a segunda matéria da série, revela que meninos atletas de times de renome nacional são vítimas de abuso e exploração sexual. Em muitos dos casos, os processos acabam em acordos e termos de compromisso antes mesmo de serem julgados.

“Jogada Baseada na Confiança” é a terceira matéria, e relata como agem os abusadores dos meninos que sonham em jogar futebol nos grandes clubes do País.

A omissão do Estado e dos órgãos relacionados ao futebol está na quarta matéria da série, “Sem Fiscalização,Atletas Ficam Desprotegidos”. O Material demonstra o desamparo dos atletas e a falta da rede de atendimento à crianças e adolescentes abusados sexualmente.

A promessa de parlamentares e do governo de agir em favor dos jovens atletas está na quinta matéria da série  “CPI e Governo entram em campo contra os abusos”.

A série, pautada originalmente como Moeda de Troca, ganhou um hotsite que reúne fotos, vídeos e depoimentos. Conheça o hotsite “Quando a Infância Perde o Jogo”.


Nenhum comentário: