XXII REUNIÃO DE ALTAS AUTORIDADES EM DIREITOS HUMANOS E CHANCELARIAS DO MERCOSUL E ESTADOS ASSOCIADOS:Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

30 de ago. de 2012

XXII REUNIÃO DE ALTAS AUTORIDADES EM DIREITOS HUMANOS E CHANCELARIAS DO MERCOSUL E ESTADOS ASSOCIADOS


Do dia 03 a 06 de Setembro, acontece em Porto Alegre a XXII Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos e Chancelarias do Mercosul e Estados Associados (RAADH).

A RAADH é o foro especializado em direitos humanos do bloco. Criada em 2005, a reunião ocorre semestralmente e visa desenvolver a integração das políticas de promoção dos direitos humanos no âmbito dos países membros e associados, sempre em sintonia com a agenda  internacional.

O RAADH atualmente estrutura-se em quatro comissões permanentes, e quatro grupos de trabalho, que aprofundam as discussões sobre os temas de direitos humanos, são eles:

-Educação e Cultura em Direitos Humanos
-Construção  de Indicadores de Direitos Econômicos Sociais e Culturais
-Memória, Verdade e Justiça
-Diversidade Sexual, Identidade e Gênero
-Discriminação, Racismo e Xenofobia
-Promoção e Proteção dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes
-Promoção e Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos
-Promoção e Proteção dos Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência.

Para semana do dia 03 a 06 em Porto Alegre as discussões serão as seguintes: Saúde Mental e Medicalização, Infância e Adolescência, Sistema Universal dos Direitos Humanos seguimento ao Estudo Mundial sobre Violência contra Crianças, Informe de seguimento sobre o pedido de opinião consultiva sobre Crianças e Adolescentes Migrantes, Crianças e Adolescentes privados de Cuidados parentais e institucionalizados, entre outras. Cada país do bloco apresentará o diagnostico referente ao seu Estado.

A RAADH contará com a presença de Rosa Maria Ortiz – atual relatora dos direitos de Crianças e Adolescentes da ONU. A presença da relatora no evento foi negociada durante a 9ª ConferênciaDCA, que na ocasião, representantes da Sociedade Civil entre outros órgãos de devesa dos direitos da Criança e do Adolescente, apresentaram inúmeros casos de violação dos direitos das Crianças e Adolescentes no Brasil. O intuito dessa nova reunião e finalizar as denuncias e, formalmente representantes da sociedade civil, e demais entidades envolvidas  entraram oficialmente com uma representação legal  junto a ONU.

A presidência Pro Tempore do Mercosul é exercida pelo Brasil desde de 2010. A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) – em parceria com os demais órgãos, são responsáveis pela organização da RAADH.  

No decorrer da semana,  o blog  da Knhbrasil, trará informações diretamente da RAADH.

Nenhum comentário: