Com 100% de aproveitamento, atleta apadrinhado da KNH Brasil conquista 2 ouros em Mundial de Natação :Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

27 de set. de 2012

Com 100% de aproveitamento, atleta apadrinhado da KNH Brasil conquista 2 ouros em Mundial de Natação


De 11 a 17 de setembro aconteceu na cidade de San Juan, em Porto Rico o 1º Torneio Mundial de Natação voltado a pessoas com deficiência intelectual O torneio é promovido pela Special Olympics – entidade considerada a maior organização mundial de esporte para crianças e adultos com deficiência intelectual, com atuação em 170 países.

O atleta da Aril – Associação de Reabilitação Infantil Limeirense - Fernando Oliveira Labaça, de 17 anos, apadrinhado da KNH Brasil, foi um dos 4 representantes do Brasil na competição, trazendo 2 medalhas de ouro nas duas provas que disputou: 50m livre e 25m peito. O torneio, realizado no San Juan Natatorium, envolveu mais de 300 atletas com deficiência intelectual de 29 países.

De acordo com o coordenador nacional da Natação da Special Olympics e coordenador da Educação Física da Aril, Rodrigo Campos Rodrigues, a competição foi bastante    acirrada. “O nível de competitividade entre os atletas está melhorando a cada ano, e a diferença de tempo entre eles é mínima”, cita.

Para conseguir os 2 ouros, Labaça venceu atletas considerados muito fortes, de países como Estados Unidos, China e Panamá. “Ele trouxe muito orgulho para a família toda”, afirma o pai de Fernando, Reinaldo Labaça, acompanhado da irmã do atleta, Lilian Labaça.

Além do atleta da Aril, outros 3 nadadores representaram a delegação brasileira em Porto Rico: Ângela Bartel (Ouro nos 50m livre e 4º lugar nos 50m costas), Leonardo Ferreira (Bronze nos 50m livre e 5º lugar nos 50m costa) e Tarso Dimas Toledo (4º lugar nos 50m livre). Ângela e Tarso são de Campinas, e o Leonardo de Jundiaí. “Nossa delegação era a menor e conseguimos mais ouros que alguns países”, diz Rodrigues.

A Aril já está em sua 11ª participação internacional no esporte, tendo conquistado diversos troféus e medalhas, sendo muitos de ouro. Desde 1999, a entidade obtém classificação e participa dos Jogos Mundiais da Special Olympics, em modalidades como natação, tênis de mesa, futebol, basquete e handebol.


Nenhum comentário: