ENCONTRO DE PARCEIROS DA KNH BRASIL E OFICINA DE CAPACITAÇÃO EM CICLO DE PROJETOS. :Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

17 de out. de 2012

ENCONTRO DE PARCEIROS DA KNH BRASIL E OFICINA DE CAPACITAÇÃO EM CICLO DE PROJETOS.


Prezados Parceiros,

Saudações de Belo Horizonte!

Como é de conhecimento de todos, estamos vivendo na KNH Brasil um momento de grandes mudanças e consequentemente grandes desafios.
Há tempos a Kindernothilfe está trabalhando com um novo olhar de apoio a projetos, e desde 2008 vem discutindo o Enfoque De Direitos  (EDD) de crianças e adolescentes em seu trabalho, o que culminou com a elaboração de um Plano Nacional de Enfoque de Direitos para o Brasil 2013-2017.
Para a consolidação do Plano Nacional de Enfoque de Direitos reconhecemos que um dos grandes desafios para o desenvolvimento do trabalho está na tônica de como aplicar o EDD no contexto da análise, planejamento, implementação, monitoramento e avaliação do projeto. 

Dentro desta perspectiva, entendemos que o “ciclo de projetos” no sentido do processo pelo qual uma organização planeja, age e avalia deve refletir sobre suas ações e apontar suas prioridades e finalidades servindo como uma bússola no momento da implementação de suas estratégias de intervenção social. Além disto, este ciclo deve ainda ser um referencial para a avaliação dos problemas enfrentados pelas crianças e adolescentes sempre pensados na perspectiva de sujeitos de direitos.

Neste desafio, também reconhecemos a fragilidade das ações desenvolvidas de um número ainda significativo de organizações para o enfrentamento concreto dos problemas que atingem as crianças, adolescentes, suas famílias e comunidades, demonstrando a necessidade de qualificar e aperfeiçoar seus trabalhos desde o planejamento, implementação, monitoramento e avaliação de seus projetos de intervenção.

Enfim, a partir do entendimento mais aprofundado sobre as diversas etapas que compõe o processo de gerenciamento de projetos é estamos propondo em uma capacitação que vise o estudo do ciclo de vida de um projeto buscando apoiar os parceiros na elaboração e implementação de seus projetos, pensando-os como uma importante ferramenta de trabalho para avançar no enfoque de direitos de crianças e adolescentes e nas estratégias de intervenção social.

Desta maneira, estaremos promovendo nos dias 30/10 a 01 /11 uma oficina de capacitação em Ciclo de Projetos tendo como objetivos além da capacitação, apresentar aos parceiros o resultado do Plano Nacional EDD da KNH Brasil, os novos desafios e situação das futuras parcerias.

No dia 30, iniciaremos no período da tarde com a apresentação do plano Nacional Brasil e a situação 2013-2017 dos projetos, por isso é fundamental a presença de um representante da diretoria da instituição.
Nos demais dias 31 e 01 será feita a capacitação com a contratação de um consultor especialista na área. (mais informações detalhadas com a programação será enviada posteriormente)

Processo de Inscrição:
Cada projeto parceiro deverá inscrever 03 participantes, sendo estes:
®    o(a) Gerente de Projetos;
®    o(a) Diretor(a) da entidade
®    01adolescente/jovem de 15 a 24 anos de idade que atue ativamente no desenvolvimento das ações do projeto, principalmente, na defesa de seus direitos e da comunidade em que vive.


Quanto ao adolescente/jovem, é importante ressaltar que a faixa etária e o perfil delineado para participação é de fundamental importância devido ao conteúdo e metodologia que serão utilizados na capacitação.

As inscrições deverão ser realizadas até do dia 25 de Outubro, devendo preencher a Ficha deInscrição de cada participante em anexo e serem encaminhadas para o e-mail seco@knhbrasil.org.br .

Lembramos ainda que a KNH custeará as despesas com a hospedagem e a alimentação durante a oficina, ficando as demais despesas como transporte até Belo Horizonte e o traslado até o local da oficina por conta da entidade.
Contamos desde já com a participação de todos e nos colocamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

Atenciosamente,





                 Andreia Barreto 
coordenadora KNH Brasil Regional SECO 







Nenhum comentário: