FÓRUM DE JOVENS PROTAGONIZA ENFRENTAMENTO À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO RIO DE JANEIRO COM APOIO DA KNH BRASIL SECO. :Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

29 de jan. de 2013

FÓRUM DE JOVENS PROTAGONIZA ENFRENTAMENTO À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO RIO DE JANEIRO COM APOIO DA KNH BRASIL SECO.



Com muitas ideias na cabeça e com um enorme desejo de mudar o mundo, adolescentes e jovens do grupo denominado "Juventude Carioca em Ação- JCA" estão de malas prontas e caindo nas estradas do Estado do Rio de Janeiro, para, de forma inédita, iniciar um trabalho social e político em torno de uma temática de altíssima complexidade: O Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 
O grupo é integrado por meninos e meninas que nos últimos anos promoveram encontros para debater a situação dos direitos das crianças e dos adolescentes e jovens no estado do Rio de Janeiro, a partir do Fórum Estadual de Entidades Não Governamentais de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, o FORUM DCA, reconhecido pela Lei estadual nº 1670 de 1990.
Os debates, reuniões e encontros aconteceram predominantemente aos sábados e domingos, garantindo assim que a escola e outros compromissos sociais fossem preservados por esta inédita militância.Aliás, estudar é condição básica para participar do Jovens Cariocas em Ação! Acompanhados por educadores do FORUM DCA na supervisão e auxilio, estes tem o direito apenas de ouvir e, quando convidados, somente quando convidados, opinar. Daí resultou o nome do projeto.
Os encontros variam de lugar, de acordo com as parcerias institucionais encontradas no âmbito do FORUM DCA RJ, como da Fundação Xuxa Meneghel e da Organização de Direitos Humanos- Projeto Legal, que nos últimos anos disponibilizam seus espaços físicos e o lanche!
Destes encontros, ideias vão se transformando em projetos e dai surgiu à vontade imensa de sair pelas regiões do estado do Rio de Janeiro, como viajantes da cidadania, para promover debates com a juventude sobre um tema difícil, mas entendido por eles como essencial: o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A partir disso, com o apoio necessário, formataram um projeto que foi aprovado pela KNH Brasil Regional Sudeste Centro Oeste  que apoiará as atividades do Juventude Carioca em Ação no ano de 2013.
Com a ousadia que lhe é peculiar, o JCA enviou ofício à Secretaria de Direitos Humanos indagando sobre a campanha nacional de enfrentamento à exploração sexual de crianças no carnaval, que tradicionalmente é lançada no Rio de Janeiro para fazerem o lançamento oficial do projeto neste evento. Até o presente momento seguem aguardando a resposta da Ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário.
Nas últimas semanas o grupo se debruçou sobre uma importante tarefa: contribuir para a revisão do Plano Nacional de Enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que está sendo promovido pelo CONANDA, Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes, órgão vinculado a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Reunidos no último dia 09 de janeiro de 2013, na assembléia do FORUM DCA, no meio dos representantes de entidades filiadas, deixaram suas propostas tendo sempre como marca registrada, o protagonismo juvenil nas ações de prevenção e controle social das políticas de proteção das crianças e adolescentes vítimas de violência sexual no Brasil.

Para participar do JCA, basta trazer o desejo de mudar o mundo e participar dos espaços das reuniões, cujas datas e locais podem ser acessados através do site do FORUM DCA ou mesmo pelo telefone 21- 25076464 falar com Monica Alkmim. 

Em tempos de programas e políticas públicas para crianças e adolescentes cada vez mais "adultocentricas", esta iniciativa é um alento, um sopro de esperança para um universo da verdadeira proteção integral que, historicamente é pautado pela relação verticalizada de que, de pé os adultos sabem o que é melhor para as crianças e adolescentes, necessariamente sentados e comportados.


Nenhum comentário: