COM APOIO DA KNH BRASIL, O PROJETO JOVENS PELO DIREITO DE PARTICIPAR É LANÇADO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. :Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

19 de mar. de 2013

COM APOIO DA KNH BRASIL, O PROJETO JOVENS PELO DIREITO DE PARTICIPAR É LANÇADO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.



No último dia15, na cidade do Rio de Janeiro, foi lançado oficialmente o projeto Juventude Carioca em ação JCA – Jovens pelo direito de participar, parceiro KNH Brasil. O projeto tem como foco sensibilizar e mobilizar os diversos atores que compõe a rede de promoção, defesa e controle social dos direitos da criança adolescente e a sociedade em geral, do estado do Rio de Janeiro, para o enfrentamento da exploração sexual infanto-juvenil.

Ao longo de um ano adolescentes e jovens, com participação ativa nos Fóruns de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente FÓRUM DCA, estabeleceram estratégias de enfrentamento, da exploração sexual de Crianças e adolescentes, visando os períodos da Copa das Confederações 2013, Copa de 2014 e olimpíadas em 2016.

“É mais fácil um adolescente se abrir para outro adolescente que para um adulto, quando ele é vitima de abuso e exploração sexual”. Comenta Larissa Garcez uma das adolescentes a frente do JCA.

De acordo com Carlos Nicodemos Conselheiro do CONANDA, o Projeto,  Jovens Pelo Direito de Participar, é de extrema importância já que é feito por adolescentes para adolescentes. Dando-os abertura para que eles próprios, construam um novo contexto de mundo, e assegurem o seu direito quanto cidadãos atuantes no processo de defesa de seus direitos.

“Temos a convicção de que, quando um jovem grita, luta pelos seus direitos em prol daquele que ainda não pode ou não consegue, é criada uma corrente e rede de boas ações gerando possibilidades de fortalecer a todos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma Hudson Freitas representante da KNH Brasil   

Após a cerimônia de Abertura, os adolescentes presentes participaram de uma oficina, proposta pelos adolescentes que encabeçam o projeto. Todos tiveram a oportunidade de debaterem a respeito dos direitos de criança e adolescentes, tendo como base o seu próprio universo.

Ao longo do ano de 2013, acontecera outras oficinas em diversas regiões da Cidade do Rio de Janeiro, através de nove regiões definidas pelo Fórum DCA/RJ, com representantes adolescentes e Jovens do Fórum estadual JCA, assim, fortalecendo e expandindo esforços no enfrentamento da exploração sexual de crianças, adolescentes e jovens.
  

Nenhum comentário: