JOVENS DO PROJETO ONDA ADOLESCENTES EM MOVIMENTO PARCEIRO KNH BRASIL DESTACAM-SE DURANTE COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO:Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

10 de abr. de 2013

JOVENS DO PROJETO ONDA ADOLESCENTES EM MOVIMENTO PARCEIRO KNH BRASIL DESTACAM-SE DURANTE COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO





Adolescentes de Escolas públicas do Distrito Federal e do Estado de Goiás participaram de uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal CDH. O intuito é debater e contribuir para a construção dos próximos Objetivos do Milênio por meio da Campanha Meu Mundo, lançada pela ONU.  

Os jovens  do Projeto Onda: adolescentes em movimento, parceiro KNH Brasil, foram os primeiros jovens do mundo a serem ouvidos pela ONU, e foram convidados pelo UNICEF para representar os estudantes Brasileiros no debate da Comissão dos Direitos Humanos do Senado. “É difícil eleger um direito acima dos demais. Acredito que é necessária a plenitude dos direitos. Todos são importantes. Educação, saúde, cultura. Eles precisam ser preservados. Moro em uma comunidade que tem como base da economia o lixo. É violenta e ignorada pelo governo”. Pontua Israel Victor de Melo, 17 anos.

Paula Castilho, 17 anos, listou  telefone e internet como  prioridades, já alimentação e água potável são necessidades prioritárias apontadas por Beatriz Neri, 14 anos.

De acordo com Márcia Acioli, Coordenadora do projeto Onda, ninguém melhor que os próprios adolescentes para falar a respeito de suas dificuldades  e sonhos. E principalmente das ameaças,  o preconceito, e a dificuldade de ter acesso à educação. Márcia ainda diz que o importante é os jovens saberem que há pessoas e instituições dispostas a ouvi-las.  

Diferentemente do que ocorreu no ano 2000 quando a ONU estipulou os primeiros Objetivos do Milênio elaborado por especialistas, “desta vez vamos priorizar a participação das pessoas, principalmente os jovens”, disse Corinne Woods, representante da ONU. “Nossa intenção agora é entender o que é importante para eles dentro da realidade vivida por eles”, comenta Corinne

De acordo com Corinne, já foram agrupados pela ONU o que é importante para mais de 250 mil jovens em todo mundo. No Brasil os temas mais relevantes,  até o momento são: educação de qualidade, governo honesto, saúde e proteção de rios e florestas.

12 mil brasileiros já contribuíram para a enquete. Mário Volpi, representante do Unicef  no Brasil, ressaltou a importância do protagonismo dos Jovens. “ Hoje, temos 21 milhões de adolescentes no Brasil e precisamos escutá-los”. Segundo Corinne, os assuntos levantados durante o debate pelos adolescentes em Brasília serão discutidos em outras reuniões no Brasil e no mundo.

Para participar  da campanha Meu Mundo e votar pelas mudanças que podem fazer o mundo melhor  acesse o link : http://migre.me/e49ny

Nenhum comentário: