Combate ao Bullying:Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

5 de nov. de 2010

Combate ao Bullying

No dia 20/10 ,foi lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), uma cartilha para auxiliar professores e pais na prevenção do bullying.
Bullying é uma palavra inglesa que significa usar o poder ou força para intimidar, excluir, implicar, humilhar, não dar atenção, fazer pouco caso, e perseguir os outros.

Cada vez mais presença de comportamentos agressivos tem sido frequentes em ambientes escolares. Ocorre quando um ou mais alunos passam a perseguir, intimidar, humilhar, chamar por apelidos cruéis, excluir, ridicularizar, comportamento racista e preconceituoso e agredir fisicamente, sem razão aparente.

A criança ou adolescente deve ser ensinada a não tratar de maneira igual os desiguais, mas, apreciar a diversidade valorizando os aspectos que refletem as diferenças existentes , pois só assim poderão adquirir valores necessários para seu desenvolvimento na vida.

É fundamental que as instituições invistam em formas de atrair os familiares ou responsáveis pelos agressores para a escola, para que, haja possibilidade de transformação dos comportamentos agressivos e do ambiente escolar, além de uma orientação aos educandos.

O tratamento preventivo do bullying pode ser uma ação eficaz e importante, pois a sua vítima ao sofrer s agressão leva consigo por toda a sua vida a agressão sofrida.

Onde quer que você esteja, e seja qual for a violência que você sofre ou saiba,denuncie!
Disque Direitos Humanos 0800 311 119

A cartilha de combate ao bullying está disponível no endereço:

Nenhum comentário: