Revisão do plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes:Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

17 de dez. de 2010

Revisão do plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

Aconteceu em Brasília, nos dias 05, 06,07 e 08 de dezembro a revisão do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Representantes de organismos internacionais, Governos, organizações não governamentais e sociedade vão fizeram uma avaliação dos dez anos do Plano.

O Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes foi criado em 2000 a partir da articulação entre governo e sociedade civil organizada e desde 2003 o Brasil conta com um Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Desenvolvido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, ele tem a missão de promover a criação de políticas públicas nos estados e nos municípios voltados para a proteção dos direitos humanos de meninos e meninas.

Na avaliação do plano, ficou claro a falta de indicadores para monitorar e avaliar o impacto das ações, a dificuldades das ações de responsabilização dos agressores e os novos desafios com a violência sexual que agora acontece muito fortemente também pela internet.

Foi expressiva a participação de jovens no encontro que enriqueceram os debates com um olhar próprio da juventude.
Ao final, as proposições foram discutidas e apresentadas por grupos temáticos, foram apresentadas diversas contribuições que versaram sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes facilitadas pelo turismo e por tecnologias de informação e comunicação, além de exploração sexual comercial e tráfico de crianças e adolescentes para fins de exploração sexual.

Mais informações:
http://www.comitenacional.org.br/

Nenhum comentário: