Em todo o mundo jovens atuam para ter uma comunidade melhor:Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

28 de jan. de 2011

Em todo o mundo jovens atuam para ter uma comunidade melhor

Na Índia eu vi que existem outros jovens também preocupados em construir uma sociedade melhor. Jovens que fazem projetos que realmente impactam a sua comunidade.” Esta foi uma das vivências que Aline Maia Nascimento, brasiliense, 20 anos, adquiriu, em Nova Delhi, junto com jovens de diversos países, na Conferência Kaleidoscope.

O evento, que teve a duração de 10 dias, foi promovido pela Ong britânica Oxfam. O Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) apoiou a viagem de Aline e a Kindernothilfe (KNH) financiou as passagens aéreas. Aline é estudante e participa do Projeto Onda: Adolescentes em Movimento pelos Direitos*. “Um dos pré- requisitos para participar da seleção era fazer parte de algum projeto que envolvesse a sua comunidade”, conta Aline. Além disso, era necessário ter entre 18 e 26 anos e falar inglês fluentemente. Participaram do processo de seleção cerca de 300 jovens. Apenas 3 brasileiros foram escolhidos.

A estudante se emociona ao falar sobre o Projeto Onda*. “Nunca pensei que uma visita a minha escola poderia mudar tanto a minha vida. Que pudesse me mostrar tantas coisas boas!“. A jovem revela que participar do projeto lhe deu outro olhar sobre vários temas importantes da sociedade, como a questão dos meninos de rua, gênero, raça,orçamento, dentre outros. Ela ressaltou ainda a importância do Projeto Onda em incentivar a construção do pensamento.
Em Nova Delhi, a estudante pode participar de oficinas como Paz e Conflitos, Acesso à educação, Racismo e discriminação e também Voluntariado em Desastres. A estudante brasileira acrescentou ao debate mundial a importância do orçamento público para a garantia de uma educação de qualidade. Nesta Conferência, Aline teve contato com estudantes da Espanha, Palestina, Zimbábue, Papua Nova Guiné, Austrália, além dos próprios indianos, entre outros. “A força das experiências trazidas por cada uma dessas pessoas foi muito enriquecedora”, afirma.
Para Aline, a Conferência Internacional apenas reforçou o que ela já havia visto no Brasil: que o jovem faz muita coisa pela construção de uma sociedade melhor. Ela salienta que as pessoas não devem acreditar nas mensagens passadas pela maior parte dos meios de comunicação na qual a juventude não quer nada e não age em sentido positivo. Ela diz que os jovens são produtivos e fazem muito pelas suas comunidades, no Brasil e pelo mundo afora!

* O projeto ONDA é um trabalho realizado pelo Inesc com apoio da Kindernothilfe. O projeto visa introduzir o tema dos direitos humanos e do orçamento público em escolas do Distrito Federal. Todas situadas em diferentes cidades do Distrito Federal (DF), dentre elas, há uma escola rural. Atualmente são seis escolas, a maioria em regiões de maior exclusão social.
Fonte:criancanoparlamento

Nenhum comentário: