História de sucesso:Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

20 de jan. de 2011

História de sucesso

MC é uma jovem de 26 anos, solteira, com 2 filhos, Ka, de 7 anos e Ke, de 5 anos. Ela mora numa comunidade marcada pela violência e a presença ostensiva do narcotráfico, no município de Duque de Caxias/RJ.
MC participa do Programa Raízes Locais desde abril de 2008, quando o projeto começou. O motivo da entrada de MC para o projeto foi a sua vontade de aprender “alguma coisa”, chegou com uma postura que misturava revolta com apatia. Auto-estima baixa, poucos cuidados com o seu corpo e sua saúde, olhar descrente, “pagando para ver”. Seu modo de viver “à toa” gerava muitas discussões em casa, principalmente com a sua mãe.
Sua história trazia dores graves e recentes relacionadas à perda de um bebê natimorto e a traição do marido que ocasionou uma separação conflituosa. Seu ex-marido passou um período preso e depois que ele saiu em condicional, a relação continuava muito difícil, gerando ameaças e tensões que de alguma forma também acabavam sendo transmitidas para os filhos do casal. Ela usava o padrão da violência para educar e se relacionar com os filhos.
No decorrer das reuniões de grupo e dos atendimentos, percebemos uma postura de liderança. Ela se engajou no grupo de mobilização comunitária – grupo que se reúne para debater sobre as questões comunitárias. Participou da inauguração do bazar comunitário, foi uma vendedora de destaque e assumiu o controle pela organização e venda dos produtos em parceria com duas outras mães do Programa. Participou como auxiliar de pesquisa num levantamento sócio-econômico realizado com uma amostra dos moradores da comunidade. Esta experiência em particular, a deixou bastante mobilizada com a situação que presenciou de algumas famílias. Trouxe outros casos para a instituição, intercedeu por moradores que na sua avaliação precisavam conhecer a Terra dos Homens. E mais, reacendeu o desejo de voltar a estudar. Matriculou-se na escola e hoje está no 3º ano.
O trabalho da Terra dos Homens através da equipe psicossocial focou na ampliação da sua rede familiar e na valorização das suas competências e potencialidades, buscando resgatar não só o seu papel de mãe e cuidadora, mas seus outros papéis na comunidade e na vida. Ela conseguiu um
emprego temporário. Com o apoio do programa, foi incluída num projeto para reformar a sua casa, que apresentava uma estrutura insalubre e precária, causando problemas de saúde para um dos filhos. Após a reforma da casa e consequente melhoria da sua qualidade de vida, seu filho não apresenta mais os problemas de saúde antes tão comuns e rotineiros. “Meu filho melhorou muito”, diz.
Com o dinheiro do trabalho temporário, ela comprou alguns móveis e utensílios, além de contribuir com parte do material de construção para a melhoria da casa. Seu desejo no futuro é continuar estudando e se formar em Serviço Social. Com relação aos filhos, conta com o apoio da mãe e da tia que moram no mesmo quintal, para ajudar na educação dos mesmos. A sua forma de se relacionar com as crianças melhorou consideravelmente. Hoje encontramos MC mais envolvida com a família, cuidando da casa, das pessoas e de si mesma.
A história de sucesso, do projeto do Programa Raízes Locais, apoiado pela KNH Brasil, foi publicada no informativo da Terra dos Homens dez/10. Destacamos a importância do trabalho de desenvolvimento e fortalecimento de potencialidades e habilidades pessoais e profissionais, fomentando o protagonismo de jovens moradores em prol do bem comum, afim de, mobilizar e despertar os moradores para o interesse na participação em questões comunitárias.

Nenhum comentário: