Vila da Infância promove palestra sobre bullying:Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

24 de mai. de 2011

Vila da Infância promove palestra sobre bullying


A Associação Vila da Infância da Igreja Metodista (AVI),parceira KNH, promoveu na última sexta-feira a palestra sobre Bullying intitulada ‘Fique Sabendo’, conduzida pelo secretário de Saúde e psicólogo Antônio Sidney Marques. O evento teve início às 15h e contou com a presença de educandos da associação e também alunos do 6º e 7º ano da escola Joana Helena.

A palestra foi idealizada pela assistente social da vila, Luciana Leopoldo Conte de Almeida, pela pedagoga Fernanda Marin Campachi Bosso, e pela psicóloga Karina Bueno, que ao fazerem um levantamento de temas que teriam necessidade de serem debatidos no momento. “O Bullying foi o escolhido por estar em todos os lugares e acontecer com mais frequência, por isso decidimos abrir também para os alunos da escola convidada”, ressaltou a pedagoga.

Uma encenação feita por educandos marcou o início do evento. Eles traziam frases com palavras específicas e relativas ao tema, como obesidade, uso de óculos, patricinha, baixa renda, homossexual, nerd, baixa estatura e cor. “O intuito era o de fazê-los refletir enquanto aquelas palavras eram mostradas. Aos poucos, cada um tinha em mente a significância e intenção delas”.

Fernanda explica que Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo incapaz de se defender. “Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma”.

Após a palestra, foi dada abertura para que os participantes pudessem expor suas ideias e tirar dúvidas com o palestrante. “O psicólogo Sidney fez uma abordagem do tema de forma bastante simples, cooperando para um entendimento fácil sobre a questão”, comentou Fernanda.

O palestrante Antônio Sidney Marques explica que o Bullying é um fato crescente em uma sociedade consumista, onde valorizamos o ter e não o ser, a beleza e a juventude e não a essência das pessoas, a esperteza e não o caráter. “É horrível presenciar cenas em que um outro ser humano comete atrocidades contra outros iguais, porém não percebemos que muitas vezes alimentamos essa fúrias menosprezando seres da nossa raça. Levar ou trazer o assunto a discussão em escolas e entidades é primordial para conscientizar os alunos e iniciar um processo de mudança entre eles”, opinou.

Ao fim da palestra, foi servido um lanche aos alunos com pipoca e suco. A avaliação, segundo Fernanda, foi muito positiva, pois trouxe a todos a conscientização e o respeito para com o próximo.

Nenhum comentário: