18 de maio: Educandário mobilizado:Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

20 de mai. de 2011

18 de maio: Educandário mobilizado

Por:Gláucia Crespo

Nesta data, alguns anos após o assassinato violento, com sinais de abuso sexual, da menina Aracelli, de 8 anos, acontecido em 1973, na cidade de Vitória (ES), instituiu-se o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Há vários anos o Educandário se mobiliza, para manifestar-se em nome da proteção dos direitos da criança e adolescente de nosso País. Hoje, 18 de maio, não foi diferente. Em ação proposta pela Rede Criança e Adolescente, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano, o Educandário esteve presente, com 60 participantes, no movimento que reuniu, na praça central de Bebedouro, organizações interessadas no cumprimento dos códigos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O movimento seguiu em passeata por ruas centrais da cidade, com faixas, cartazes, panfletos e painéis, relativos ao tema.
No Educandário o abuso e a exploração de menores é um dos assuntos trabalhados durante todo o ano pelo Programa de Apoio Sócio Educativo e, especialmente no mês de maio.
Dados, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, divulgados pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes informam que mais de 66 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes foram registradas no Brasil até março de 2011. Portanto, apesar do que já vem sendo realizado, temos que unir mais forças e prosseguir inspirados no lema do 18 de maio: “Esquecer é Permitir. Lembrar é Combater”.

Nenhum comentário: