Oficina Nacional de Estudos de Impacto:Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

24 de mai. de 2012

Oficina Nacional de Estudos de Impacto


Dia 17 de maio o Fórum Nacional DCA, juntamente com as Redes Nacionais de Defesa de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes (ANCED, Comitê Nacional; Ecpat Brasil; FNPETI) em parceria com a UNICEF e a Childhood Brasil realizou, na sede do escritório do UNICEF em Brasília, a Oficina Nacional “O Impacto das Grandes Obras na Violação de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Marco Regulatório dos estudos de Impacto Socioambiental”.

O evento teve como objetivo debater os impactos sociais das grandes obras de desenvolvimento e mega eventos, com enfoque na violação de direitos humanos, sobretudo de crianças, adolescentes e suas famílias. Estiveram presentes várias outras entidades e Redes que também estão com este tema em pauta.

Na oficina foi construído um documento para ser entregue no Dia 18 de maio, durante o ato público na Câmara dos Deputados Federais, bem como, ao CONANDA, à Frente Parlamentar, à SDH e à Secretaria Geral da Presidência da República. No referido ato do dia 18 de Maio, o Fórum Nacional DCA foi representado pela ex-Secretária Nacional do FNDCA (gestão 2006/2007), a Sra. Tiana Sento-Sé, a qual agradecemos a disponibilidade e atenção em representar o FNDCA.

O documento que foi entregue consta no anexo e no Portal do Fórum Nacional DCA e traz recomendações ao governo e às agências de financiamento, bem como as agências de licenciamento das grandes obras, para que observem a legislação e as diretrizes internacionais de direitos humanos, para criar estratégias para as populações que sofrem os impactos sociais, reparando estes e evitando futuras violações.

O FNDCA agradece às Redes Nacionais, ao Unicef e demais entidades parceiras que estiveram juntas na construção do documento, bem como somando forças para que possamos juntos fazer incidência política e realmente atingir os objetivos na defesa permanente dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Secretariado Nacional
Fórum Nacional DCA

Nenhum comentário: