EPTV Na Escola 2012.:Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

27 de jun. de 2012

EPTV Na Escola 2012.



O EPTV na escola é um concurso de redações anual, para as cidades que recebem o sinal de cobertura da EPTV afiliada da Rede Globo. Participam do concurso alunos da 8° série do ensino fundamental de cada município.  A cada ano é escolhido um tema a fim de proporcionar aos alunos o desenvolvimento do senso crítico.  Para a edição 2012 o tema foi: “Redes Sociais: Um Caminho para um mundo novo?”.

A partir do tema proposto pela a EPTV, os alunos do Educandário Santo Antônio do Bebedouro, parceiros da KNHBrasil, durante o período de preparação, para poderem dissertar a cerca do tema proposto realizaram discussões on-line, e até mesmo vídeo conferência no Facebook. E após varias discussões, concluíram que as redes sociais nos colocam em mundos totalmente contrários, ao mesmo tempo em que nos aproximam de pessoas que estão distantes. Afastam-nos de quem estamos próximos, ou seja, o contato humano em si.

As redações produzidas foram de gêneros variados, passam pela narrativa a poesia concreta. Os jovens, Moysés Clarindo, 14 anos, e Michely Alves, 14 anos, ambos os alunos do Educandário, chamaram a atenção dos educadores, por apresentar textos totalmente criativos. Moysés promoveu em seu texto uma intertextualidade com o “Poema de Sete Faces” de Carlos Drummond, e Michely optou em fazer uma poesia concreta, e cria a história de uma menina, que se vê envolvida com o mundo virtual e acaba sendo vítima dos fakes. Michely ainda vai mais longe, e, estrutura seu texto na forma da palavra.  

Das duas redações, a de Michely foi selecionada na primeira etapa, e segue no concurso. E nós da KNHBrasil, estamos com os dedos cruzados na torcida pela a aluna do Educandário.


Alunos do Educandário, Michely  Alves e Moysés Alves. 



 Mundo novo, irreal
Por Michely Alves


Pensava que o mundo tinha acabado para mim, pensava que ninguém me amava, que ninguém gostava de conversar comigo, foi então que conheci as REDES SOCIAIS. Todo mundo conversava comigo, todos queriam ser meus amigos, até mais que amigo.
Numa bela noite, sem nada para fazer, resolvi entrar no FACE, conheci um tal de Carlos que aparentava ser uma pessoa boa e de bom caráter, foi aí que fomos conversando e começamos a ter um relacionamento virtual, ele me pediu vídeos e fotos, então eu mandava vários.
Depois eu descobri que estava sendo vítima do Cyberbullying, meus vídeos e fotos estavam sendo publicados sem parar na rede, será que esse é um mundo novo? Será que não existem pessoas capazes de saber o que acontece e o que acontecerá se isso permanecer?
Agora penso se esse é o mundo novo... Estamos totalmente perdidos, pois se pensarmos bem esse novo mundo pode ser um grande FAKE, será que isso é bom? Será que isso é moda? Se você não seguir vai ser evitado? Será que somos capazes de fazer isso? Será que conseguiremos  nos livrar da realidade virtual?
Acredito que não, pois todo mundo está envolvido com essa rede que foi jogada para criar um mundo novo.
Basta cada um fazer a sua parte , pois se quisermos um mundo novo, temos que começar por nós mesmos. 


As Redes Sociais Somos nós
Por Moysés Clarindo.

O que vejo hoje passa em mãos,
Escravizadas em redes
Somos um mundo sem solução.
Novo mundo, mundo novo
Vasto caminho de versão
Raimundo do vasto mundo
No TWITTER @ sem solução.
No Orkut Scrap
Hoje um curtir no Facebook
Mundo, novo mundo.
Vasto Raimundo sem solução
Vasto caminho de inversão
Pois não é mais vasto
Do que o meu coração
Cutucada ao mundo
Curta o necessário
Compartilhe a realidade
Adicione a verdade
Não caia numa triste realidade.







2 comentários:

José Henrique Gomes disse...

Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto que obeteve um excelente resultado! Muita criatividade mostrada nos textos! Aos alunos, boa sorte nas proximas estapas do concurso!

José Herique Gomes disse...

Obteve*