A Labuta Diária da Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil.:Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

13 de jun. de 2012

A Labuta Diária da Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil.






Muitos são os caminhos a percorrer na luta contra a erradicação do trabalho infantil. Para tal, é preciso uma mudança no plano integral de ações governamentais e não governamentais, impulsionando os diversos atores sociais a eles relacionados ao debate critico, na esfera nacional a cerca do tema. 

Para que tal ação ocorra, desde 2002, por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho – OIT estabeleceu-se 12 de junho o Dia Contra o Trabalho Infantil. E desde então vem promovendo ações que contribuam para que o projeto se torne uma realidade efetiva. Se somando, a essa iniciativa da OIT o instituto Marista de Assistência Social (IMAS) lançou no, último dia 11 de junho, o Fascículo Temático alusivo à data. 

Muitas outras ações vêm sendo discutidas na fomentação da luta contra o trabalho infantil, dados do censo de 2010 apontam que o Brasil conta com: 710.140 crianças e adolescentes entre 10 e 13 anos, 888.433 adolescentes entre 14 e 15 anos e 1.807.944 adolescentes com idades de 16 e 17 anos. Para garantir o direito dessas crianças e adolescentes a Fundação Abrinq promove o abaixo assinado que pretende pressionar o Congresso Nacional e O Governo pela rejeição da PEC 18/2001, que prevê uma nova redação ao art. 7° da Constituição Federal, para autorizar o trabalho sob o regime de tempo parcial a partir dos quatorze anos de idade. 

No ano de 2011 a OIT lançou o guia de Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil para a ação Governamental impulsionando todas as pessoas que lutam diariamente na labuta da prevenção e eliminação do trabalho infantil.

Apresentamos ainda uma série de outros links relacionados que nos leva a uma discussão critica a cerca do tema: 






Nenhum comentário: