OFICINA DEBATE MÍDIA E DIREITOS DA INFÂNCIA:Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

20 de jun. de 2012

OFICINA DEBATE MÍDIA E DIREITOS DA INFÂNCIA

Objetivo é estimular e fomentar o desenvolvimento de políticas públicas para a área
Acontece em Belo Horizonte, no dia 20 de junho, a Oficina Infância e Comunicação. O evento será realizado a partir das 13h (veja programação abaixo), no auditório do Museu Histórico Abílio Barreto, no bairro Cidade Jardim. O objetivo é colocar em debate a promoção e a proteção dos direitos de crianças e adolescentes em sua interface com a mídia. Na ocasião será lançada a publicação "Infância e Comunicação - Referências para o marco legal e as políticas públicas brasileiras".

A Oficina é voltada principalmente para delegados mineiros eleitos para a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. aos delegados de forma que incluam e defendam propostas com foco em temas de comunicação e mídia em relação aos direitos da infância e da adolescência.

Para tanto, a discussão será pautada pelas 10 temáticas elencadas na publicação, dentre elas: educação para a mídia; regulação de exibição de imagens e identificação de crianças e adolescentes em conteúdos midiáticos; classificação indicativa e produção de conteúdo audiovisual de qualidade para este público.

Também haverá a participação de atores do Sistema de Garantia de Direitos, profissionais da comunicação, militantes pelos direitos da infância e direito à comunicação, comunidade acadêmica, agentes públicos e demais segmentos da sociedade interessados nos temas da infância e comunicação.

A iniciativa é da ANDI e da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) / Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), em parceria com a Rede ANDI Brasil. Em Belo Horizonte o evento é organizado organização Oficina de Imagens, com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/MG).

Além de Belo Horizonte, outras nove capitais recebem as Oficinas. O ciclo de debates vai culminar com o Seminário Nacional sobre Direitos da Infância e Regulação dos Meios, que ocorrerá em Brasília no segundo semestre deste ano. Os eventos fazem parte de uma estratégia voltada a oferecer subsídios técnicos aprofundados para a consolidação de políticas de comunicação com foco em crianças e adolescentes.

PROGRAMAÇÃO
13h - Credenciamento

14h às 14h30 -     Mesa de abertura
                            Oficina de Imagens
                            Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente
                            Rede ANDI Brasil
                            ANDI - Comunicação e Direitos
                           
14h30 às 15h30 -    Apresentação do contexto geral da publicação
                               Suzana Varjão (ANDI - Comunicação e Direitos)

15h30 às 16h -        Coffee-break

16h às 18h -        Apresentação dos 10 pontos da publicação
                            Suzana Varjão e Raphael Gomes (ANDI)

18h às 19h -         Debate
                            Sistematização
                            Relatoria

19h -            Encerramento




Nenhum comentário: