INSTITUTO C&A ABRE EDITAL DE PROJETOS PARA ATUAÇÃO SOCIAL EM REDE. :Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

7 de nov. de 2012

INSTITUTO C&A ABRE EDITAL DE PROJETOS PARA ATUAÇÃO SOCIAL EM REDE.




Organização garante apoio técnico e financeiro para redes de instituições sociais que atuam em prol do direito à educação de crianças e adolescentes


O Instituto C&A abre hoje o edital para selecionar projetos de atuação social em rede dentro do seu programa Redes e Alianças. Até 20 de dezembro, estarão abertas as inscrições para as instituições interessadas em receber apoio técnico e financeiro para projetos de redes voltadas à educação de crianças e adolescentes. O valor máximo de apoio aos projetos de rede neste edital é de 160 mil reais. A proposta deverá ser preenchida no formulário disponível no site do Instituto C&A acesse aqui.

O edital prevê a seleção de projetos elaborados por redes, coletivos de instituições, movimentos, grupos de trabalho, fóruns e coalizões, geridos e desenvolvidos coletivamente por instituições sociais, articuladas entre si. O objetivo é promover a cooperação, a convergência e a multiplicação de esforços entre instituições, organizações e pessoas, de modo a contribuir para a garantia do direito à educação das crianças e dos adolescentes no Brasil.

A seleção dos projetos conta com três etapas de avaliação, todas eliminatórias: análise das iniciativas inscritas, para verificar o atendimento aos requisitos formais definidos no regulamento; análise de mérito das iniciativas admitidas na etapa um; e visita técnica às instituições selecionadas na etapa dois. Os projetos selecionados devem indicar um representante para participar em encontros de formação a ser realizados pelo Instituto C&A.

Entre os critérios de seleção das iniciativas, estão: consistência da proposta e relevância das ações relativas ao tema da educação de crianças e adolescentes (relação entre diagnóstico e cenário, abrangência, metodologia, atividades e recursos); instâncias colaborativas e de formação técnica e política do grupo; visão e modus operandi para o trabalho colaborativo com outras organizações-membros da rede; composição de equipe de trabalho e distribuição de responsabilidades para operacionalização do trabalho em rede e da rede; e viabilidade financeira, com base no plano de ação.
Programa Redes e Alianças

O programa Redes e Alianças promove a cooperação, a convergência e a multiplicação de esforços entre organizações e pessoas, de modo a contribuir para a garantia do direito à educação das crianças e dos adolescentes no Brasil.

A proposta técnica do programa define rede como “um padrão organizacional produzido por dinâmicas de conectividade, no qual agentes autônomos (pessoas e/ou instituições) se interligam de forma horizontal para cooperar”.

O programa Redes e Alianças foi lançado em 2010 e teve seu primeiro ciclo de apoio entre os anos de  2010 a 2012. Nestes três anos, o orçamento geral do programa foi de R$ 2.285.593,81.
O Comitê de Seleção será constituído por pessoas com experiência nas áreas de abrangência do edital, indicadas pelo Instituto C&A. A relação dos aprovados será publicada no site da organização na segunda quinzena de fevereiro de 2013.

O edital completo está disponível no portal do Instituto C&A:

Nenhum comentário: