MATERIAL PARA DOWNLOAD E TEXTO DO ESPECIALISTA EM PROJETOS SOCIAIS OSWALDO BARBOSA, SOBRE A OFICINA DE CAPACITAÇÃO EM: CICLO DE PROJETOS. :Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

12 de dez. de 2012

MATERIAL PARA DOWNLOAD E TEXTO DO ESPECIALISTA EM PROJETOS SOCIAIS OSWALDO BARBOSA, SOBRE A OFICINA DE CAPACITAÇÃO EM: CICLO DE PROJETOS.




Do dia 30 de outubro a 1º de novembro a Knh Brasil, realizou a Oficina de capacitação em: Ciclo de Projetos. O intuito foi em realizar um encontro com os projetos parceiros da KNH Brasil SECO, para apresentar a conjuntura atual e as perspectivas do Plano Nacional da KNH para o Brasil nos próximos cinco anos e capacita-los para que possam aperfeiçoar e potencializar suas ações sistematizando estratégias mais eficientes e com resultados mais efetivos na concretização da garantia de direitos de crianças e adolescentes. 
Participantes da Oficina de Capacitaçao

Além de Contribuir para a potencialização das capacidades da intervenção social dos parceiros, a oficina propôs subsídios teóricos e técnicos em gestão de projetos para que possam aperfeiçoar seus trabalhos e a captação de recursos.

Os participantes da Oficina tiveram a oportunidade de inserir-se em  momento de aprofundamento conceitual a partir da exposição, dialogo e dinâmicas acerca dos temas tratados, para enfim, em uma oficina elaborarem  um projeto social.

Em torno de 60 participantes n
A capacitação contou com o apoio do facilitador Mestre em administração pública, Especialista em projetos Sociais, Oswaldo Barbosa, que, ministrou a oficina de capacitação, com uma metodologia clara e focada na construção de projetos em cima do Plano Nacional de Enfoque dos Direitos da criança e do adolescente.









O SEU PROJETO É DO TIPO “BAND-AID”?

Por Oswaldo Barbosa.

Dinâmica de Elaboração de Projetos
Alcançar resultados sociais melhores a cada dia! Este é o grande desafio das organizações sociais atualmente, pois com o aumento do número de organizações que compõem o terceiro setor nos últimos anos, podemos considerar que existe uma concorrência neste mercado social. Ou seja, existem muitas organizações que querem aprender a elaborar e gerenciar projetos para aumentar o seu potencial de mobilização de recursos públicos e privados diante das diversas oportunidades de financiamentos que existem no Brasil. 

Desta forma, podemos considerar que há dois tipos de projetos que as organizações desenvolvem: a) projetos que atacam as causas de um problema social; e b) projetos que atacam somente os efeitos de um problema social.

O primeiro tipo de desenvolvimento de projeto é atualmente a principal lógica para se planejar, executar e avaliar um projeto social. Por meio da metodologia do Marco Lógico que é uma ferramenta que organiza os objetivos, resultados, atividades, indicadores, fontes de verificação e pressupostos de um projeto, a organização consegue organizar as informações relativas a região ou comunidade que ela pretende atuar de forma a identificar um problema central que possui as suas diversas causas e efeitos, que uma vez, organizadas no Marco Lógico, permite aos gestores da organização social analisar a viabilidade do projeto.

Oswaldo Barbosa. 
O outro tipo de projeto, “Band-Aid”, é o desenvolvido pelas organizações que tem como foco atacar “efeitos” de um problema central. Ou seja, são organizações que não conseguem fazer uma estrutura lógica de sua intervenção social e acabam desenvolvendo atividades de forma genérica. Como exemplo, um projeto que desenvolve uma oficina artística cultural pode atingir vários resultados em diversas dimensões, que neste caso, não necessariamente estão relacionadas a um problema central, mas relacionado a vários problemas. Neste caso, desenvolver uma atividade que não se sabe por que é necessário e para combater qual causa, o projeto volta-se para a realização de um simples plano de ação, e não de um projeto que possui objetivos, resultados, indicadores, fontes de verificação e pressupostos de forma minimamente estruturada.

3º Dia de Oficina. 
O curso realizado em parceria com a KNH para as suas organizações parceiras demonstra o quanto é importante fortalecermos a gestão destas organizações que possuem muitos desafios sociais em suas comunidades de atuação. A participação dos representantes das organizações foi ativa, atenciosa e descontraída, pois eles se envolveram e demonstraram interesse em aprender o uso de ferramentas que tem como objetivo facilitar o trabalho da equipe de projetos no dia a dia. Mesmo o grupo sendo bem heterogêneo, tanto na experiência, nível de escolaridade, idade e sexo, todos se uniram e demonstraram sua capacidade de trabalhar em equipe e de absorver novos conhecimentos.

Espero que as ferramentas e o aprendizado adquirido sejam colocados em prática! 

Faça download do material de apresentação da Oficina em Gestão de Projetos Sociais, clique aqui.

Forte abraço,

Prof. Oswaldo Barbosa









Nenhum comentário: