A ADOÇÃO IRREGULAR NO BRASIL: UMA ANALISE A PARTIR DA DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTETGRAL E DO PRINCÍPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.:Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

21 de jan. de 2013

A ADOÇÃO IRREGULAR NO BRASIL: UMA ANALISE A PARTIR DA DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTETGRAL E DO PRINCÍPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.




Fernanda da Silva Lima e Carolina Dombroski amparadas por uma pesquisa bibliográfica, onde envolve o Direito Civil e o Direito da Criança e do Adolescente, abordam a historicidade jurídica do instituto de adoção no Brasil.

As pesquisadoras partem do estudo das “adoções irregulares”, que por sua vez priorizam os interesses dos adultos, e coloca o interesse do adotado na posição de coadjuvante, mero objeto de desejo.  

Um caso recente na historia do Brasil tratando-se de adoção irregular, é o das cinco crianças de Monte Santo, Interior da Bahia, com idade entre 1 e 7 anos,  que foram retiradas da casa dos pais e tiveram o processo de adoção realizado em tempo recorde.  Leia mais a respeito do caso aqui. 

O artigo cientifico esta disponível para download aqui. 

Nenhum comentário: