“SEM VIOLÊNCIA, TENHO FUTURO”.:Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

17 de jul. de 2013

“SEM VIOLÊNCIA, TENHO FUTURO”.

O projeto parceiro KNHBrasil, Meu Corpo Meu Bem, em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e de Saúde – Programa Municipal DST/AIDS e o BICE - International Catholic Child Bureau lança a campanha “Sem Violência, Tenho Futuro”. Iniciativa que partiu da realidade de muitos meninos e meninas participantes do projeto que ao não terem condições financeiras de comprar uma bola de futebol, improvisam com bolas de meia e mesmo assim não perdem seus sonhos de um dia serem jogadores e jogadoras da seleção brasileira.

Esta percepção se deu através das oficinas de “projeto de vida” desenvolvidas no projeto Meu Corpo Meu Bem nas quais quase 90% das crianças e adolescentes participantes mencionaram ter como sonho profissional serem jogadores ou jogadoras de futebol. Possivelmente, com a vinda da COPA DO MUNDO 2014 e na região com a construção do estádio do Corinthians, o “Itaquerão”, onde está prevista a abertura oficial dos jogos, aproximou ainda mais esses meninos e meninas deste sonho.




No entanto, sabemos que há muitos outros sonhos possíveis de serem pensados e concretizados. As oficinas vêm buscando provocar os olhares das crianças e adolescentes para outros campos e possibilidades. E foi a partir deste trabalho e seus desdobramentos que foi pensada a campanha “Sem Violência, Tenho Futuro”, onde será distribuído o material da campanha, um folheto e uma cartilha. O objetivo é sensibilizar e orientar a todos a participar e fortalecer a rede de proteção das crianças e adolescentes com um olhar de prevenção contra atos e situações abusivas no período da Copa e os possíveis desdobramentos depois deles.

O folheto e as cartilhas serão trabalhados e distribuídos através da “vacinação contra os maus-tratos de crianças e adolescentes”. Essa vacinação é uma estratégia para sensibilizar e mobilizar todas as pessoas para assumirem seu compromisso na promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Ela será realizada nas escolas, equipamentos sociais públicos, outras organizações e projetos até a abertura dos jogos da COPA DO MUNDO 2014, dia em que todos que participaram desta campanha irão “abraçar’ o estádio em um ato preliminar de vacinação contra os maus-tratos simbolizando o lema da campanha: SEM VIOLÊNCIA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES TEM FUTURO.

Nenhum comentário: