A FRAGILIDADE DAS UNIDADES DE INTERNAÇÃO PARA JOVENS NO BRASIL. :Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

8 de ago. de 2013

A FRAGILIDADE DAS UNIDADES DE INTERNAÇÃO PARA JOVENS NO BRASIL.



A fragilidade das unidades de internação para jovens infratores no Brasil estão cada vez piores. Em 16 estados foi comprovada a super lotação, o Rio Grande do Norte registrou a pior situação.

De Acordo com o Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP-  a situação de abandono das Unidades de Internação de Jovens Infratores em todo o País é alarmante. O principal problema é a superlotação.

De acordo com os dados levantados pelo CNMP em 88% das unidades de internação, 78 % delas no Sudeste apresentam boas condições de salubridade e 73% contam com oficinas de profissionalização.

Diferentemente do Nordeste, apenas 30% das unidades dispõem de oficinas ou qualquer outro meio que possibilite o jovem se profissionalizar.

Outro dado levantando pelo CNMP é que nas regiões Sul e Sudeste, 80% dos locais de internação separam os jovens por faixa etária, no Nordeste 56% dos locais não fazem a separação.

O Rio Grande do Norte disponibiliza apenas 70 vagas nas unidades de internação, e todas estão ocupadas. Ainda de acordo com Conselho Nacional do Ministério Público 29 mil crianças e adolescentes vivem em abrigos ou casas – lares, dessas 29 mil, apenas mil fazem parte de um programa de acolhimento familiar.

Nenhum comentário: