CENTRO DE INTEGRAÇÃO MARTIM - CIM, PARCEIRO KNHBRASIL E O ESTADO ATUAL DAS OBRAS :Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

20 de ago. de 2013

CENTRO DE INTEGRAÇÃO MARTIM - CIM, PARCEIRO KNHBRASIL E O ESTADO ATUAL DAS OBRAS


Maio marcou o início das obras no que será a sede do Centro de Integração Martim - CIM no Aglomerado da Serra. Houve demarcações no solo, montagem do barracão de obras, recrutamento de profissionais e contratação de serviços terceirizados para diferentes áreas da obra como: engenharia, perfuração, concretagem, etc.

Foram feitos ajustes no projeto arquitetônico e no cálculo estrutural devido a divergências entre as medidas aferidas no terreno e as definições constantes no projeto básico. Iniciou-se a perfuração do tubulões que compõem a base do edifício, um total de 30, com aproximadamente 80 cm de diâmetro e 5 metros de profundidade.

Devido à topografia acidentada da região e às ruas estreitas, não foi possível a entrada de máquinas de perfuração e os tubulões estão sendo escavados pelos próprios operários. A previsão é de que em meados de junho seja feita a concretagem dos mesmos.


OS  TRABALHOS

O aglomerado da Serra, nos últimos anos passa por um processo de reestruturação urbanística. Foi implantando o Programa Vila Viva que tem facilitado o acesso da população ao aglomerado, além de novas perspectivas de vidas para os moradores. Como a implementação do programa municipal Escola Integrada, que amplia o tempo dos alunos do ensino fundamental nas escolas municipais. Em consideração com o atual contexto, qual será o papel do Centro de Integração Martinho a partir de seu novo espaço físico?

Com o objetivo de oferecer respostas a essa pergunta e, a partir delas, construir um projeto pedagógico participativo, que envolva a comunidade local e também parceiros, foi constituído um Grupo de Trabalho. A origem do grupo foi a Assembléia Geral Ordinária da IBML, realizada em março de 2013. Após três reuniões, o grupo, já deu alguns passos, São eles:

- Estão em andamento as negociações para efetivação de uma parceria com a Escola de Serviço Social da PUC Minas, para a realização do diagnóstico junto à comunidade.

- O CIM tem uma trajetória no aglomerado da Serra que deve ser respeitada. Mesmo prestando atendimento em condições menos favoráveis nesse momento, o trabalho precisa ter qualidade e priorizar o público atendido. Diante dessa certeza, o grupo tem refletido e proposto alternativas para qualificar as atividades desenvolvidas.

- O grande desafio do grupo é conciliar o apoio para solucionar os desafios atuais, sem deixar de lado as ações que garantirão a concretização do objetivo maior. Metas de curto, médio e longo prazo precisam ser estabelecidas.

PARTICIPAÇÃO E PROTAGONISMO. 


Em assembléia com os moradores do Aglomerado da Serra foi levantado diversos posicionamentos a respeito do uso do novo espaço, que atenda uma ampla parcela do Aglomerado da Serra, bem como um intercambio entre os seus moradores e os moradores da cidade de Belo Horizonte, por meio de parcerias com instituições de ensino.

Dirci Bubantz, coordenadora de projetos, imagina o CIM como um espaço onde as famílias, crianças e adolescentes estejam presentes e que entendam que o espaço é da comunidade.  Dirci ainda sugere que o CIM seja utilizado aos finais de semana. Vê também a necessidade de se intensificar o trabalho que estimule o protagonismo de crianças, adolescentes e também de suas famílias.

“É animador contar com a participação voluntária de pessoas que sonham em construir, não apenas um prédio, mas uma nova etapa na história do CIM. Com a participação de crianças, adolescentes e comunidade em geral, essa construção fará parte da história do aglomerado da Serra”, finaliza Dirci.


Nenhum comentário: