ESTUDO MOSTRA QUE MENORES DE 11 ANOS SÃO AS PRINCIPAIS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA :Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

11 de out. de 2013

ESTUDO MOSTRA QUE MENORES DE 11 ANOS SÃO AS PRINCIPAIS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA




Estudo lançado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente chama a atenção para dados preocupantes. Quase 900 crianças estão em abrigos de Belo Horizonte por não terem condições de conviver com a própria família. A maioria delas tem menos de 11 anos.

Ainda de acordo com o diagnóstico, cerca de 15% das crianças que sofreram algum tipo de violação de seus direitos e tiveram seus casos registrados por conselhos tutelares não tinham condições materiais para o convívio familiar. Outros 15% não são permanentes no sistema escolar e 6,7% sofrem algum tipo de violência física.

“É um número alto de crianças abrigadas. Mas o mais preocupante é que essas crianças são pequenas, então, elas são destituídas do poder familiar e têm que entrar na rede de acolhimento institucional”, explicou Márcia Alves, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Segundo Márcia, os problemas enfrentados pelas crianças são os mais diversos. “Violência física, violência sexual, negligência, violência psicológica, alcoolismo, existem várias situações”, enumerou a presidente.

Nenhum comentário: