II Seminário Tecendo Vidas, Fomentando sonhos, Construindo novas relações sociais através do Protagonismo:Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

23 de jun. de 2009

II Seminário Tecendo Vidas, Fomentando sonhos, Construindo novas relações sociais através do Protagonismo



O Seminário foi um sucesso!!!

98 adolescentes entre 11 e 18 anos, de cinco estados Brasileiros

58% mulheres 42% homens

R$52.694,96 investidos


Mais de 160 pessoas envolvidas com o foco em consolidar ações e experiências que
possam ser replicadas pelas entidades e projetos parceiros, principalmente através da participação dos adolescentes para a promoção, defesa e controle das políticas locais, estaduais e/ou nacional de garantia de direitos das crianças e adolescentes.
Reunimos-nos em Sabará para discutir com especialistas, temas de grande interesse para todos. Como também para aprender com as experiências dos adolescentes e jovens do Instituto Padre Cunha, da Casa da Juventude, da Ação Educativa, do projeto Nossa Terra Solidaria, do projeto Construindo Cidadania de Vila Claudia, do projeto Roça Grande Melhor, do INESC, da Casa de Animação, do projeto Meu corpo meu Bem, do SERPAF, dos Jovens Jornalistas, que prepararam as oficinas com um método de ação educativa e social capaz de possibilitar ao jovem o desenvolvimento da sua cidadania, por meio de geração de espaços e situações propiciadoras da sua participação criativa, construtiva e solidária na solução de problemas reais na escola, na comunidade ou na sua família.
Os cinco dias de seminário mostraram que falar em mobilização e participação de adolescentes implica em discutir algumas questões iniciais, como papel e a função da escola, dos projetos, da comunidade e da família frente às demandas trazidas por eles, especialmente no tocante à formação de cidadãos.


Aprendemos assim, os Fundamentos Básicos do Protagonismo:
  • O adolescente é parte da solução e não pode ser considerado problema;
  • A criança e adolescente é parceiro e interlocutor da equipe de educadores;
  • É preciso apoiar nas forças e não nas fraquezas;
  • O adolescente é fonte de iniciativa (ação) liberdade (opção) e compromisso (responsabilidade);
  • A ação protagônica é um caminho para sair do conceito de participação e chegar à prática autêntica;
  • Uma visão sistêmica do protagonismo juvenil tem a participação como base, cooperação como meio e a autonomia do adolescente como fim;
  • Um projeto social de qualidade ajuda a criança e o adolescente a construir sua identidade e seu projeto de vida.
As apresentações do seminario estão disponiveis para Download em:


e o Jornal Ação Jovem também pode ser baixado nos lincks:

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