O CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE MINAS GERAIS MANIFESTA EM REPUDIO A PEC 83. :Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

5 de jul. de 2013

O CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE MINAS GERAIS MANIFESTA EM REPUDIO A PEC 83.






O CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE MINAS GERAIS - CEDCA/MG, órgão colegiado constituído pela sociedade civil e o governo, REPUDIA os termos da PEC 83 de 2011, de autoria do Senador Clésio Andrade.

Ela amplia o entendimento de várias outras que tramitam no Congresso Nacional propondo a redução da maioridade penal para 16 anos. Para o Senador o adolescente brasileiro deve assumir a sua maioridade plena aos 16 anos. E a justificativa da PEC, inadvertidamente, defende que isto é uma conquista de direitos.

Em verdade querem, o Senador Clésio e os autores de outras PECs semelhantes, revogar Cláusula Pétrea da Constituição Cidadã de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, grande conquista dos brasileiros. Querem os jovens infratores atrás das grades, em prisões que se transformaram em universidades do crime e cujos índices de recuperação de detentos são baixíssimos.

Preferem tratar dos efeitos produzidos pela injustiça e desigualdade sociais, por um sistema educacional deficiente, pelas consequências da disseminação das drogas, pelo hiperconsumismo, por um Poder Judiciário lento e burocratizado ao invés de atacar as causas destes problemas.

O CEDCA/MG reconhece a gravidade e o aumento em geral da criminalidade provocada por pessoas adultas, utilizadoras ou estimuladoras de alguns adolescentes pressionados pelo consumismo exacerbado e a ausência de oportunidades de uma vida digna.

Por isto mesmo conclama a população brasileira a exigir dos seus representantes mais seriedade na busca de solução das causas. Lutar pela educação em tempo integral, pela ampliação do preparo profissional, pela potencialização da família brasileira, efetivar Políticas Públicas preventivas, dar efetividade aos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, grafados no Ordenamento Jurídico Brasileiro e nos Tratados Internacionais de que o Brasil faz parte.

Nenhum comentário: