EXPECTATIVA DAS CRIANÇAS DO AGLOMERADO DA SERRA COM A CONSTRUÇÃO DO NOVO CIM.:Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

30 de ago. de 2013

EXPECTATIVA DAS CRIANÇAS DO AGLOMERADO DA SERRA COM A CONSTRUÇÃO DO NOVO CIM.



Viver um sonho é algo muito especial. Quando este sonho é coletivo, compartilhado com várias crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade, ele se torna ainda mais especial.Esta é a situação vivida atualmente no Centro de Integração Martinho - CIM., parceiro KNHBrasil, desde o início das obras  do Sonho em Construção, o espaço que futuramente será o CIM.

Para que este sonho se torne mais palpável para o público atendido, foi realizada uma visita à obra com as crianças e adolescentes atendidos pelo CIM, em seguida, uma oficina trabalhou com eles as perspectivas que têm em relação ao “novo CIM”.

O trabalho, desde o início, foi realizado com muita alegria e entusiasmo, todos acreditam que o CIM, no novo espaço, será palco de diversas oficinas: música, dança, grafite, artes, artesanato, informática e esportes como: natação, judô, basquete, capoeira e futebol. De todos os sonhos das crianças e adolescentes, o da piscina prevalece. Quase todas as crianças sonham em ter acesso a uma piscina, ainda que, uma grande parte delas jamais tenha estado em uma. Durante a discussão e apresentação da maquete do CIM, ao verem que no projeto arquitetônico, não há piscina, algumas crianças pediram que tivesse ao menos duchas, para que possam se banhar nos dias de muito calor.  
Foto: Kátia Nunes

Atualmente, as atividades acontecem em um salão alugado. Achar um local dentro da comunidade, que pudesse sediar o CIM, não foi tarefa fácil. Apesar de o local atual não ser o mais adequado, é o que dispomos e tentamos, ao máximo, torná-lo agradável para todos. As insatisfações atuais, no que se refere à infraestrutura, se refletiram nas perspectivas para o novo espaço.
Várias crianças manifestaram a vontade de ter um espaço amplo para as atividades, com várias salas para diferentes oficinas, cozinha e refeitório grandes, quadra, banheiros espaçosos, muitas janelas, ventiladores, biblioteca, horta, jardim, árvores e brinquedos (como cama elástica, balanço e escorregador).
 
As crianças sonham com um CIM que ofereça várias das atividades desejadas e uma infraestrutura adequada. Acima de tudo, porém, sonhamos com um espaço onde se possa conviver com igualdade, respeito, segurança e amor entre todos. Que este espaço seja um constante gerador de oportunidades e realizador de sonhos. Assim, nossos sonhos continuam em construção.


Nenhum comentário: