MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL AMPLIA ATENDIMENTO DURANTE O PERÍODO DE PAGAMENTO DO BOLSA-FAMÍLIA.:Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

8 de nov. de 2013

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL AMPLIA ATENDIMENTO DURANTE O PERÍODO DE PAGAMENTO DO BOLSA-FAMÍLIA.


Durante o mês novembro e dezembro a central de relacionamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome funcionara nos feriados e finais de semana, durante o período de pagamento de Bolsa-Família.

O beneficiário que quiser obter informações e esclarecimentos sobre o programa nos fins de semana e feriados de novembro e dezembro vai poder ligar de graça para 0800-7072003, das 10h00 da manhã às quatro da tarde, nos dias úteis, horário de atendimento continua sendo, das 07h00 as 19h00.

Além do 0800-7072003, mais informações pode ser obtidas pelo portal do Ministério do Desenvolvimento Social: www.mds.gov.br


AUMENTO NA FREQUÊNCIA ESCOLAR.

Durante os meses de agosto e setembro desse ano, mais de 15 milhões de alunos foram monitorados pelo sistema do Bolsa Família, em parceria com estados e municípios, com os dados o Ministério da Educação registrou um índice de 90,8% de frequência escolar entre os beneficiários do programa, bolsa Família, maior índice desde que o monitoramento passou a ser informatizado.

RECURSO EXTRA PARA CRECHES PÚBLICAS.

Creches públicas de todo o Brasil, e, que atendem crianças de 0 a 4 anos beneficiárias do programa Bolsa-Família, podem receber recursos a mais do Governo Federal para manutenção.

Os recursos provem do programa Brasil Carinhoso, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Ate agosto desse ano 200 municípios de 11 estados já receberam a verba adicional de 50% do valor pago pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, FUNDEB, por criança.

De acordo com Marcelo Cabral, do Ministério do Desenvolvimento Social, as prefeituras que desejam receber o dinheiro extra devem ter em suas base de dados as matrículas registradas no Senso Escolar de 2012, ao verificar essas matrículas no sistema e identificar quais essas matrículas, se são de crianças do Bolsa. É só de registro no sistema, o Ministério da Educação faz a análise e nos permite fazer o repasse do recurso. O FNDE vai transferir esse recurso conta do Banco do Brasil, específica para o município, para ele receber isso e prestar conta de maneira simplificada do próprio sistema de contas do FNDE, comenta.

Existem Hoje no Brasil, mais de 10 milhões de crianças com menos de quatro anos matriculadas em creches, dessas, só uma em cada 10 é atendida pelo Bolsa-Família, com os recursos extraordinários o Governo Federal quer incentivar a abertura de vagas e assim aumentar as chances de ingresso na educação infantil para meninas e meninos de baixa renda.

No ano passado, foram destinados R$ 136 milhões, para esse ano a meta é investir R$ 448 milhões para atender 500 mil crianças. Quem recebe o Beneficio e há dois anos não atualiza os dados do Cadastro Único deve procurar a Prefeitura do seu município de residência, ou o Centro de REFERÊNCIA de Assistência Social, o Cras, até o dia 13 de dezembro.


Nenhum comentário: