CENTRO DE INTEGRAÇÃO MARTIM - CIM


EXPECTATIVA DAS CRIANÇAS DO AGLOMERADO DA SERRA COM A CONSTRUÇÃO DO  NOVO CIM.




Viver um sonho é algo muito especial. Quando este sonho é coletivo, compartilhado com várias crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade, ele se torna ainda mais especial.Esta é a situação vivida atualmente no Centro de Integração Martinho - CIM., parceiro KNHBrasil, desde o início das obras  do Sonho em Construção, o espaço que futuramente será o CIM.

Para que este sonho se torne mais palpável para o público atendido, foi realizada uma visita à obra com as crianças e adolescentes atendidos pelo CIM, em seguida, uma oficina trabalhou com eles as perspectivas que têm em relação ao “novo CIM”.

O trabalho, desde o início, foi realizado com muita alegria e entusiasmo, todos acreditam que o CIM, no novo espaço, será palco de diversas oficinas: música, dança, grafite, artes, artesanato, informática e esportes como: natação, judô, basquete, capoeira e futebol. De todos os sonhos das crianças e adolescentes, o da piscina prevalece. Quase todas as crianças sonham em ter acesso a uma piscina, ainda que, uma grande parte delas jamais tenha estado em uma. Durante a discussão e apresentação da maquete do CIM, ao verem que no projeto arquitetônico, não há piscina, algumas crianças pediram que tivesse ao menos duchas, para que possam se banhar nos dias de muito calor.  
Foto: Kátia Nunes

Atualmente, as atividades acontecem em um salão alugado. Achar um local dentro da comunidade, que pudesse sediar o CIM, não foi tarefa fácil. Apesar de o local atual não ser o mais adequado, é o que dispomos e tentamos, ao máximo, torná-lo agradável para todos. As insatisfações atuais, no que se refere à infraestrutura, se refletiram nas perspectivas para o novo espaço.
Várias crianças manifestaram a vontade de ter um espaço amplo para as atividades, com várias salas para diferentes oficinas, cozinha e refeitório grandes, quadra, banheiros espaçosos, muitas janelas, ventiladores, biblioteca, horta, jardim, árvores e brinquedos (como cama elástica, balanço e escorregador).
As crianças sonham com um CIM que ofereça várias das atividades desejadas e uma infraestrutura adequada. Acima de tudo, porém, sonhamos com um espaço onde se possa conviver com igualdade, respeito, segurança e amor entre todos. Que este espaço seja um constante gerador de oportunidades e realizador de sonhos. Assim, nossos sonhos continuam em construção.




CENTRO DE INTEGRAÇÃO MARTIM - CIM, PARCEIRO KNHBRASIL E O ESTADO ATUAL DAS OBRAS  

Maio marcou o início das obras no que será a sede do Centro de Integração Martim - CIM no Aglomerado da Serra. Houve demarcações no solo, montagem do barracão de obras, recrutamento de profissionais e contratação de serviços terceirizados para diferentes áreas da obra como: engenharia, perfuração, concretagem, etc.

Foram feitos ajustes no projeto arquitetônico e no cálculo estrutural devido a divergências entre as medidas aferidas no terreno e as definições constantes no projeto básico. Iniciou-se a perfuração do tubulões que compõem a base do edifício, um total de 30, com aproximadamente 80 cm de diâmetro e 5 metros de profundidade.

Devido à topografia acidentada da região e às ruas estreitas, não foi possível a entrada de máquinas de perfuração e os tubulões estão sendo escavados pelos próprios operários. A previsão é de que em meados de junho seja feita a concretagem dos mesmos.


OS  TRABALHOS

O aglomerado da Serra, nos últimos anos passa por um processo de reestruturação urbanística. Foi implantando o Programa Vila Viva que tem facilitado o acesso da população ao aglomerado, além de novas perspectivas de vidas para os moradores. Como a implementação do programa municipal Escola Integrada, que amplia o tempo dos alunos do ensino fundamental nas escolas municipais. Em consideração com o atual contexto, qual será o papel do Centro de Integração Martinho a partir de seu novo espaço físico?

Com o objetivo de oferecer respostas a essa pergunta e, a partir delas, construir um projeto pedagógico participativo, que envolva a comunidade local e também parceiros, foi constituído um Grupo de Trabalho. A origem do grupo foi a Assembléia Geral Ordinária da IBML, realizada em março de 2013. Após três reuniões, o grupo, já deu alguns passos, São eles:

- Estão em andamento as negociações para efetivação de uma parceria com a Escola de Serviço Social da PUC Minas, para a realização do diagnóstico junto à comunidade.

- O CIM tem uma trajetória no aglomerado da Serra que deve ser respeitada. Mesmo prestando atendimento em condições menos favoráveis nesse momento, o trabalho precisa ter qualidade e priorizar o público atendido. Diante dessa certeza, o grupo tem refletido e proposto alternativas para qualificar as atividades desenvolvidas.

- O grande desafio do grupo é conciliar o apoio para solucionar os desafios atuais, sem deixar de lado as ações que garantirão a concretização do objetivo maior. Metas de curto, médio e longo prazo precisam ser estabelecidas.

PARTICIPAÇÃO E PROTAGONISMO. 


Em assembléia com os moradores do Aglomerado da Serra foi levantado diversos posicionamentos a respeito do uso do novo espaço, que atenda uma ampla parcela do Aglomerado da Serra, bem como um intercambio entre os seus moradores e os moradores da cidade de Belo Horizonte, por meio de parcerias com instituições de ensino.

Dirci Bubantz, coordenadora de projetos, imagina o CIM como um espaço onde as famílias, crianças e adolescentes estejam presentes e que entendam que o espaço é da comunidade.  Dirci ainda sugere que o CIM seja utilizado aos finais de semana. Vê também a necessidade de se intensificar o trabalho que estimule o protagonismo de crianças, adolescentes e também de suas famílias.

“É animador contar com a participação voluntária de pessoas que sonham em construir, não apenas um prédio, mas uma nova etapa na história do CIM. Com a participação de crianças, adolescentes e comunidade em geral, essa construção fará parte da história do aglomerado da Serra”, finaliza Dirci.






O CIM

O Centro de Integração Martim CIM, parceiro KNHBrasil desde 1999, é uma ação social da Instituição Beneficente Martim Lutero- IBML, fundada na década de 1990 pelo Pastor da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte – CECLBH.  

Essa ação deu início ao projeto Oficina de Esperança, que acolheu crianças e adolescentes do Aglomerado da Serra no Salão da Igreja, ministrando atividades lúdicas, apoio pedagógico, refeições, a fim de apoiar a melhoria das condições de vida dos moradores do Aglomerado.

O CIM nasce em 1996, após o Centro Comunitário CECLBH, adquirir um barracão no Aglomerado da Serra, transferindo para dentro do Aglomerado, o Projeto Oficina de Esperança e algumas outras oficinas, de Arte e Educação para crianças e adolescentes. Já que, a procura pelas atividades crescia a cada dia, tornando impossível mantê-las no espaço da Igreja.

Meses depois dirigentes do CIM receberam da Associação de Moradores da Vila Nossa Senhora de Fátima – Vila Fátima - a sede da Associação, que estava desativada, assim, dando inicio ao processo de expansão do CIM dentro do Aglomerado da Serra.



O AGLOMERADO DA SERRA - UMA BREVE CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

Belo Horizonte é uma das primeiras cidades planejadas do Brasil, possui cerca de 335km² de superfície e 2.375.444 habitantes, segundo o censo de 2010, e de acordo com a prefeitura, estima-se que 13% da população, vivem em favelas.

O Aglomerado da Serra nasce a partir do processo de expansão da nova Capital das Minas Gerais no começo do século XX, de acordo com moradores mais antigos, o processo de surgimento do aglomerado data do ano de 1916, quando surgiu a Vila Nossa Senhora Aparecida. Foram construídos alguns barracões, logo após a inauguração do Quartel do 1º Batalhão de Polícia Militar No Bairro Santa Efigênia (Silva; Souza, 2002). 

Vista Parcial do Aglomerado da Serra. 
Há divergências sobre o surgimento do Aglomerado. De acordo com a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte – URBEL, o aglomerado começou a se formar há cerca de 60 anos, sendo a Vila Aparecida a mais antiga com 61 anos e o Novo são Lucas a de ocupação mais recente 30 anos.

Oito vilas compõem o Aglomerado da Serra - Vila Cafezal, Vila Novo São Lucas, Vila Fazendinha, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Marçola, Vila Nossa Senhora da Conceição e Vila Nossa Senhora de Fátima, e, de acordo com a URBEL estima-se cerca de 50 mil moradores vivem em todo aglomerado.



UM SONHO EM CONSTRUÇÃO.

Planta do Projeto Arquitetônico CIM


No ano de 2005, a Instituição Beneficente Martim Lutero adquiriu da Associação dos Moradores da Vila Fátima, o prédio onde se localiza o CIM. Como proprietária do imóvel, a entidade passou a procurar parcerias para melhorar o espaço físico. 

O apoio veio em outubro de 2006, com a colaboração da Associação Corpo Cidadão, do Grupo Gerdau, da Faculdade de Arquitetura da UFMG e de jovens voluntários, moradores do Aglomerado da Serra.

A realidade é que o prédio do CIM não foi planejado para abrigar as atividades educacionais que aconteciam em seu interior e foi sendo lentamente adaptado para tal. Quando o espaço que hoje é o CIM, foi cedido pelos moradores em um comodato de vinte anos, o imóvel possuía apenas um piso, com sala, cozinha e banheiro.
Projeto criado pela Lapertosa e Figueiredo

A precariedade do espaço físico tem sido um fator limitante, tanto para a melhoria na qualidade do trabalho desenvolvido quanto para a expansão das atividades. As instalações atuais correspondem ao mínimo necessário para que as ações ocorram, mas apresentam limitações que causam uma série de transtornos para educandos, educadores, coordenadores e parceiros.

O espaço físico atual limita-se a capacidade mínima necessária de atendimento adequado a comunidade do Aglomerado da Serra. Com frequência diversas instituições do Aglomerado – Igrejas, posto de saúde, escolas, entre outros - procuram o CIM com pedidos de uso do espaço, nas condições atuais, torna-se impossível ceder o que é uma pena, pois seria esse um meio de difundir ainda mais, entre os moradores, as iniciativas do CIM.

O projeto arquitetônico, que define os espaços necessários das salas, auditório, escritórios, cozinha, refeitório etc, nasceu de inúmeras conversas entre Educadores que trabalharam por meio de oficinas, ideias do espaço ideal juntamente com os educandos, teve também a participação de familiares e demais pessoas da comunidade.

Paralelamente a esse processo, membros do Conselho Deliberativo da IBML se mobilizaram com o intuito de recrutar pessoas da área de arquitetura que dispusessem a elaborar o projeto arquitetônico de forma voluntária. À empresa Lapertosa & Figueiredo, contribuiu com o projeto arquitetônico. No ano de 2006 a KNHBrasil firmou parceria com o projeto, e desde então, vem se empenhando na concretização do  novo espaço do IBML. 
 
O espaço é destinado atender crianças, adolescentes de 15 a 18 anos, segundo pesquisas realizadas pela IBML com apoio da KNHBrasil, essa faixa etária constitui de maior risco de vulnerabilidade dentro do aglomerado  e suas famílias,

É importante resaltar, que o projeto arquitetônico está em execução. E em breve será entregue aos moradores do Aglomerado da Serra.


  

Nenhum comentário: