Uma experiência que deu certo: Documentário “A ponte”retrata a realidade dos “Zezinhos”:Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

18 de jan. de 2009

Uma experiência que deu certo: Documentário “A ponte”retrata a realidade dos “Zezinhos”

Mano Brown, a educadora Dagmar Garroux e o escritor Ferréz convivem diariamente com as dificuldades da periferia de São Paulo. A partir das experiências de cada um, foi produzido pelo Instituto Rukla, o documentário “A ponte”.
O filme mostra a história de “Tia Dag, fundadora de uma das mais exitosas experiências de educação integral do Brasil, a Casa do Zezinho. A entidade trabalha desde 1994 com o desenvolvimento de crianças e jovens. No início eram 6 “Zezinhos”, hoje a Casa conta com mais de 1200 crianças e jovens da periferia de São Paulo que vivem inseridos em um meio de contrastes sociais muito evidentes, uma realidade dura.
A câmera do documentário passeia pelas ruas do Capão Redondo, Jardim Angela e Jardim São Luis –todos bairros da zona sul da capital paulista- e expõe o tempo todo a diferença existente entre as duas margens do rio Pinheiros. “O rio pinheiros divide o pobre dos ricos”, afirma o rapper Mano Brown. Tia Dag complementa: “A ponte do Rio Pinheiros é o muro de Berlim.”
Vale lembrar que a KNH Brasil SECO está em parceria com a AEB executando o projeto Vidas em Jogo em Capão Redondo.

Ficha técnica:
A Ponte
, 42 min.
Direção: Roberto T. Oliveira e João Wainer
Trilha sonora: DJ ZeGon (Zé Gonzalez) e Daniel Ganja Man (Coletivo Instituto)

Sugestões de filmes que tratam da realidade da juventude brasileira:

Juízo - Maria Augusta Ramos (documentário),
Linha de Passe - Walter Salles e Daniela Tomas (ficção), 2008.
Falcão- Meninos do tráfico - MV Bill e Celso Athayde (documentário), 2000

Nenhum comentário: