Projeto Nossa Terra Solidária discute desenvolvimento local:Cooperação e Desenvolvimento pela Infância e Juventude

21 de jun. de 2011

Projeto Nossa Terra Solidária discute desenvolvimento local


Nos dias 6 e 7 de junho, foi realizado o encontro "Desenvolvimento Local - Avanços e Perspectivas para o Futuro", em Januária, Norte de Minas Gerais. O encontro reuniu lideranças da comunidade Cabeceirinha, coordenador e assessor da KNH Regional SECO, representantes do núcleo PPJ da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e assessores da Cáritas Regional Minas Gerais e Diocesana de Januária.

O encontro teve o objetivo de avaliar a caminhada do Projeto Nossa Terra Solidária, executado pela Cáritas Regional Minas Gerais, em parceria com a Cáritas Diocesana de Januária e desenvolvido na comunidade de Cabeceirinha, zona rural de Januária.

Celma Pereira dos Santos conta que o projeto trouxe conhecimento para a comunidade através dos momentos de formação. “Também trouxe melhoria na saúde, na educação e mobilizou os jovens, que antes do projeto nem falavam nas reuniões”, lembra ela. Os participantes do encontro identificaram os principais desafios enfrentados pela comunidade e discutiram como avançar rumo ao Desenvolvimento Sustentável Solidário no território.
Para Valentim Barbosa dos Santos, vice presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Cabecerinha, o projeto Nossa Terra Solidária tem sido muito importante para a comunidade. Com ele, Cabeceirinha já conseguiu agroindústrias de cana e mandioca, um Centro de Formação, trabalhar com a piscicultura, a apicultura e a produção de material de limpeza pelas mulheres, entre outras conquistas. “Aprendemos com o projeto a cobrar nossos direitos, através do Nossa Terra Solidária, todo mundo tem água e luz. Hoje, nós já andamos mais da metade do caminho”, conta orgulhoso Seu Valentim.

O encontro contou com a participação das lideranças comunitárias, que ajudaram a desenhar a comunidade em sua trajetória, desde antes do projeto até o momento atual, apontando os anseios e sonhos para o futuro. Para a coordenação do encontro, o olhar da comunidade, juntamente com as entidades que executam o projeto e parceiros, permitiu se ter uma avaliação dos erros, acertos e de como é possível melhorar para os próximos projetos a serem desenvolvidos.

Trecho extraído de http://www.caritasmg.org.br

Nenhum comentário: